A Feira das Cooperativas da Praça Osório foi palco da apresentação da safra da mimosa nesta sexta (5/5). Mais de uma tonelada da fruta foi exposta nas bancas das cooperativas, com preço promocional de R$ 8 o quilo.
O prefeito Rafael Greca fez a abertura da festa, que contou com presença de candidatas à Rainha da Mimosa Poncã e também música da dupla sertaneja Adri Mel e Gi Nascimento, de Cerro Azul.
Esta foi a terceira edição do evento promovido pelas prefeituras de Curitiba e de Cerro Azul em parceria com outros municípios do Vale do Ribeira, na Região Metropolitana. Este ano, a produção de mimosa alcançou 70 mil toneladas.
“É com imensa alegria que abrimos a feira da mimosa com esse produto maravilhoso que vem do Vale da Ribeira. Cada vez mais fortalecendo a ideia de um Mercado Comum Metropolitano e facilitando que os produtos vindos da Região Metropolitana possam ser comercializados na nossa cidade”, disse Greca.
O prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, representando os municípios do Vale da Ribeira, destacou a importância do evento para os produtores da região. “É muito importante para todos nós o que Curitiba tem feito para aproximar os municípios da Região Metropolitana. Agradecemos muito ao prefeito Rafael Greca pelo apoio”, salientou Magari.
Safra 2023
A safra da mimosa ocorre da segunda quinzena de abril até o fim de julho. Com uma produção que alcançou 70 mil toneladas neste ano, a mimosa poncã representa cerca de 10% da produção nacional e 85% da produção do estado. Para 2024 a estimativa é que a safra seja de mais de 100 mil toneladas da fruta.
O produtor de mimosa poncã e mudas cítricas Júnior Leal Braine agradeceu a oportunidade de expor e vender os produtos diretamente para os clientes da feira.
“É uma ótima vitrine para os produtos do Vale da Ribeira em uma feira direcionada para mostrar toda a safra que temos, são produtos de qualidade”, disse Braine.
A região do Vale do Ribeira conta com duas cooperativas, a Provale de Rio Branco do Sul, com 110 cooperados, e a Copavale de Cerro Azul, com 56 cooperados.
O diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e presidente do Pró-Metrópole, Vitor Roberto Tioqueta, lembrou que o trabalho de integração dos municípios vem alcançando resultados positivos no desenvolvimento dos municípios da RMC. “Esse desenvolvimento vem gerando trabalho, renda e fazendo com que os moradores tenham opção de permanecer nas suas regiões com qualidade de vida”, frisou Tioqueta.
Selo de Qualidade
Em 2018, Greca lançou o selo de qualidade da Mimosa Poncã do Vale do Ribeira. Iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), o selo valoriza a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando no padrão superior de identidade e na qualidade ofertada pelos produtores de quatro municípios do Vale do Ribeira, que integra a Grande Curitiba.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, reforçou a importância dos produtos provenientes das famílias da Região Metropolitana.
“A agricultura familiar é responsável por 60% dos alimentos que consumimos. Nos momentos de crise nos traz resiliência alimentar, ajuda a minimizar os danos por efeitos climáticos e gera emprego e renda”, salientou Gusi.
O evento teve ainda oficina de culinária promovida pela ONG Ação entre Amigos Japão Brasil (Jabra) com receita de pudim e pães feitos com mimosa.