Suzane von Richthofen, de 41 anos, condenada a 40 anos de prisão pelo assassinato dos próprios pais em 2002, participou no último domingo (8) de um concurso público para o cargo de escrevente no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Atualmente, cumprindo pena em regime aberto e estudante de Direito, Suzane busca uma oportunidade de trabalho no Poder Judiciário, mesmo enfrentando possíveis obstáculos relacionados a seu passado criminal.
A vaga de escrevente, para a qual Suzane se candidatou, exige apenas o ensino médio completo, qualificando-a para concorrer. O cargo, com salário inicial de R$ 6.043,00, envolve atividades administrativas e técnicas no fórum, como organização de processos, conferência de documentos e atualização constante sobre legislação. O concurso contou com 1.335 inscritos, mas somente 32 candidatos avançarão para a próxima fase, uma prova prática.
Estudante no campus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco, Suzane solicitou ser lotada na mesma cidade caso seja aprovada. No entanto, há questões importantes que podem impedir sua posse. O TJSP exige um atestado de antecedentes criminais no momento da admissão, documento que pode desqualificar candidatos com condenações, dependendo da natureza e gravidade dos crimes cometidos. Como sua pena só termina em 2041, a aprovação no concurso não garante sua contratação.
Esta não foi a primeira tentativa de Suzane em ingressar no serviço público. Em 2023, ela se inscreveu para o cargo de telefonista na Câmara Municipal de Avaré, mas não compareceu à prova devido à repercussão midiática. Desta vez, ela adotou uma abordagem mais discreta, comparecendo ao local da prova, em Campinas, de óculos escuros e conseguindo passar despercebida, especialmente após a organização confiscar os celulares dos candidatos.
Mesmo diante das restrições legais, Suzane ainda pode recorrer à Justiça para tentar validar sua admissão, caso seja aprovada no concurso. O edital do concurso oferece benefícios como auxílio-alimentação, saúde e transporte, além do salário inicial.