Após os supermercados de Curitiba fecharem as portas neste domingo (26), cumprindo a determinação do Decreto Municipal n.º 940/2020, o superintendente da Associação Paranaense dos Supermercados (Apras), Valmir Rovaris, disse em comunicado oficial nesta segunda-feira (27), que a medida foi um equívoco e só gerou ainda mais aglomerações.
“Entendemos que o fechamento dos supermercados aos domingos só gera aglomeração com o aumento no movimento no sábado e na segunda-feira. É matemática pura: menor tempo de atendimento é igual a maior aglomeração. Entendemos que isso prejudica o consumidor e não gera segurança em relação a Covid”, afirmou.
A Apras não entrou na justiça pedindo uma reversão do decreto em relação ao fechamento dos estabelecimentos aos domingos. Porém, as redes Angeloni e Condor fizeram isso e tiveram os pedidos de liminares negados na última sexta-feira (24).
O superintendente da Apras argumenta ainda que os estabelecimentos têm adotado todas as medidas de segurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Todos os supermercados têm adotados todas as medidas de segurança com uso de álcool em gel, limpeza (…) e as lojas são consideradas ambientes seguros. Prova disso são as pesquisas do Datacenso e do Comitê de Doenças Infecciosas dos EUA que apontam que ir ao supermercado é uma atividade de pouco risco, assim como pedir comida em um restaurante”, completou.