A indústria dos games já está consolidada como uma gigante fatia de todo o mercado do entretenimento, movimentando cerca de 200 bilhões de dólares ao ano – e embora consoles dedicados ainda façam muito sucesso, com exemplos como o Nintendo Switch a caminho de se tornar o console mais vendido da Nintendo e o PlayStation 5, representando uma margem significativa de todo o lucro da Sony em 2022, a verdade é que o espaço está cada vez mais dominado pelo mercado dos PCs: máquinas versáteis que podem ser utilizadas para diversas aplicações, com gráficos e performance superiores, uma biblioteca que não é perdida a cada geração, e a possibilidade de realizar upgrades no futuro.
Mas se você já possui uma biblioteca de jogos de PC, em plataformas como o Steam ou Epic Games, já deve ter reparado que um segmento ainda é pouco explorado no universo do PC gaming: os portáteis. Em 2022, a chegada do Steam Deck e aparelhos como o Aya Neo prometem entregar a portabilidade de consoles como o Nintendo Switch, mas utilizando hardware e software de PC. O problema é que esses dispositivos são extremamente caros, com estoques limitados e (no caso do Steam Deck) com enormes filas de espera, exigindo também os impostos de importação. E se pudéssemos combinar a conveniência de jogar deitado na cama, atirado no sofá ou até no banheiro com o poder e preço do PC? A boa notícia é que isso é possível, utilizando o smartphone que já carrega no bolso. Confira.
Streaming em tempo real na rede
O conceito de streaming em tempo real utilizando a rede Wi-Fi ou cabeada não é novo, mas com o avanço das tecnologias de comunicação com melhores roteadores, protocolos de compressão e performance de antenas, finalmente é possível utilizar essa solução de forma viável e funcional. De forma resumida, o computador dedicado onde o programa ou jogo desejado é executado irá, em tempo real, capturar a imagem e codificá-la, enviando através da rede até o smartphone, que é capaz de interpretar o vídeo e exibir em tempo real – além de coletar as entradas do usuário, como toques na tela ou controles Bluetooth conectados. Essa solução é extremamente interessante para gamers, mas pode ser usada em milhares de outros contextos. Por exemplo, é possível acessar remotamente um computador para realizar um ajuste ou copiar um arquivo importante, monitorar o status de um programa, ou até mesmo solucionar problemas durante emergências como parte de um kit tecnológico de sobrevivência recomendado pela ExpressVPN.
Como fazer streaming de jogos em casa
Para realizar o streaming de jogos de um computador para um smartphone (ou smart TV) é necessário otimizar a rede e escolher um programa para realizar o trabalho de envio do vídeo. O ideal é que o computador esteja conectado via cabo Ethernet CAT5e ou CAT6 diretamente ao roteador, e que o smartphone ou dispositivo receptor do sinal utilize Wi-Fi no canal de 5GHz. A velocidade do plano de internet contratado não é relevante para o streaming local, mas a integridade do sinal é crucial, por isso, certifique-se que a instalação de rede está funcionando corretamente e em plena velocidade. Após essa etapa, basta escolher uma das soluções disponíveis gratuitamente para realizar o streaming:
- Steam Link: aplicativo de streaming de jogos oficial da plataforma Steam, o Steam Link funciona em diversas plataformas e oferece integração direta com o Steam para computador. O programa automaticamente detecta e configura controles Bluetooth, controles por toque na tela do smartphone, e ajuste dinâmico da qualidade gráfica em função da performance da rede. Sua principal desvantagem é uma maior latência, ou seja, tempo entre apertar um botão e notar uma reação dentro do jogo, quando comparado aos concorrentes.
- com latência extremamente baixa e alta qualidade de imagem, o Moonlight é a solução perfeita para streaming doméstico, no entanto, o computador que executará os jogos deverá possuir uma placa de vídeo da Nvidia, e o programa GeForce Experience instalado e atualizado.
- Parsec: oferecendo performance superior ao Steam Link e compatibilidade com placas da AMD, o Parsec é uma excelente opção para o streaming local de jogos. Além disso, o programa oferece recursos extra para realizar tarefas além dos jogos, como utilizar programas de escritório ou copiar arquivos.
Embora seja possível jogar diretamente com a tela do celular, para quem deseja melhorar ainda mais a experiência e simular um console portátil, é recomendável o uso de um controle Bluetooth. Controles de Xbox podem ser pareados ao smartphone, e adaptadores permitem que o celular seja encaixado no controle para criar uma experiência completa. Alternativamente, é possível comprar controles dedicados para smartphones com recursos extra, como é o caso do GameSir X2 que permite que qualquer smartphone utilizando porta USB-C encaixe em seu interior, criando um conjunto com tamanho próximo a um PlayStation Vita, e uma excelente experiência para jogos. Agora é só deitar na cama e curtir os jogos de PC longe do mouse e teclado.