A startup Yellow passou a oferecer, nesta terça-feira (22/1), um inédito sistema de compartilhamento e aluguel de bicicletas e patinetes elétricos em Curitiba. Inicialmente, serão 400 bikes e 100 patinetes disponíveis para locação. “Peço aos curitibanos que abracem essa ideia para que tornemos a cidade mais amigável às bicicletas”, salientou o prefeito Rafael Greca, ao receber Renato Freitas, um dos fundadores da Yellow.
Greca lembrou que o município está revisando seu Plano Cicloviário, com o objetivo de integrar este importante componente do transporte multimodal da cidade, conectando-o com a rede de ônibus. “Este é o caminho natural de uma cidade moderna e inteligente como Curitiba”, reforçou o prefeito.
Freitas afirmou que a ideia é, mesmo, que as bicicletas e os patinetes da Yellow sejam um complemento do transporte público, sendo usados não para deslocamentos longos, mas para pequenas distâncias, de um ou dois quilômetros. “Por exemplo, para ir de casa aos terminais de ônibus, ou da saída dos terminais ao trabalho”, reforçou o empreendedor, um dos cofundadores do aplicativo 99 Táxis, vendido à chinesa Didi Chuxing no início do ano passado e considerado o primeiro “unicórnio” (startups que valem mais de US$ 1 bilhão) brasileiro.
Área
A Yellow inicia a operação de bicicletas no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução) nos bairros Centro, Centro Cívico, Ahu, Cabral, Juvevê, Alto da Glória, Hugo Lange, Alto da Rua XV, Batel, Seminário, Rebouças e Campina do Siqueira. Já a locação de patinetes começa na região do Alto da Glória (2,5km²).
O preço é R$ 1 a cada 10 minutos para as bikes. Para o patinete é R$ 3 o desbloqueio mais R$ 0,50 a cada minuto de uso. A Yellow funciona via aplicativo, disponível para Android e iOS. O usuário pode encontrar uma bike ou patinete na rua ou localizar o mais próximo por um mapa no aplicativo.
Milton Achel, diretor de Relações com o Governo da Yellow, explica que as bicicletas estão disponíveis, inicialmente, em pontos privados parceiros (farmácias, restaurantes, pequenos comércios e lojas), 24 horas por dia. “Não precisarão ser devolvidas. Poderão ser estacionadas em qualquer lugar dentro da área de atuação da Yellow na cidade, mas em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido, como paraciclos e vagas comum de veículos, perpendicularmente ao sentido da via”, esclareceu o executivo.
Já os patinetes elétricos estão disponíveis todos os dias da semana das 7h às 21h em um dos 40 pontos parceiros. “A Yellow vai disponibilizar todas as manhãs os patinetes nesses locais. O usuário, por outro lado, poderá encerrar a corrida em um desses pontos ou em qualquer local da área de atendimento, contanto que tome cuidado para não atrapalhar o fluxo de pedestres”, frisou Achel.
No final do dia, a Yellow recolhe os patinetes para recarga, manutenção e limpeza. E na manhã seguinte, os disponibiliza novamente para uso nos pontos privados.
Vale do Pinhão
Assim como em São Paulo e outras seis cidades onde o serviço já está disponível, as corridas Yellow em Curitiba podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.
Também participaram da apresentação da Yellow a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; e a superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, Rosangela Maria Battistella. “A solução de mobilidade oferecida pela Yellow segue o conceito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação e de cidade inteligente em Curitiba”, completou Cris, que comanda o órgão ligado ao município e responsável pela política de inovação e empreendedorismo da capital.