Há algumas décadas era impossível imaginar outra forma de completar um curso que não fosse o modelo tradicional com um professor em frente as carteiras enfileiradas em uma sala de aula. Mais do que isso, o acesso a conteúdos extracurriculares que fossem além do que está na ementa das escolas e universidades, como cursos de idiomas ou preparatórios para provas específicas, era privilégio para poucos. Mas os avanços tecnológicos e a disseminação global da internet trouxeram uma nova realidade para a educação. Aplicativos, inovações e recursos digitais se transformaram em grandes aliados de estudantes em todo mundo e promoveram a democratização do ensino.
Pautada em oferecer capacitação gratuita de qualidade por meio de cursos online, a startup curitibana Kultivi (www.kultivi.com) conta com mais de 80 cursos em diferentes áreas, como idiomas, empreendedorismo, medicina e voltados ao Enem e à OAB. Agora, a plataforma acaba de bater a marca de 1 milhão de alunos cadastrados. “Nosso objetivo sempre foi garantir que o maior número de brasileiros possível tenha a oportunidade de aprender uma língua estrangeira ou adquirir conhecimento sobre empreendedorismo e gestão com a flexibilidade, conforto e autonomia que o ensino a distância proporciona e sobretudo sem precisar pagar por isso. Estamos muito felizes por aumentarmos diariamente o número de brasileiros beneficiados e, hoje, termos mais de 1 milhão de estudantes cadastrados em nossos cursos”, comenta Cláudio Matos, um dos responsáveis pela Kultivi.
Somando mais de 4.500 aulas distintas disponíveis em sua plataforma, a Kultivi nasceu da percepção de um novo jeito de estudar e gerar conteúdo. “Após 8 anos no mercado de edição de material didático e cursos preparatórios para concursos, observamos que o modelo de negócios predominante – com os usuários pagando pelos cursos – estava perdendo fôlego. Desse insight, surgiu a ideia de buscar um novo modelo, no qual os usuários contassem com conteúdo de primeira, mas sem a necessidade de pagamento”, explica Cláudio Matos.
Por dia, são em média 100 mil usuários acompanhando as diferentes aulas. Ao se inscrever, o aluno tem acesso imediato a todos os conteúdos disponíveis em uma interface descomplicada e intuitiva. A maior parte dos usuários está nos cursos de idiomas, especialmente o inglês. “Um curso de inglês como o nosso, se vendido, não sairia por menos de R$ 10 mil. Na Kultivi, com a democratização do ensino, esperamos formar milhões de novos poliglotas”, diz Matos. Outro perfil que busca o conteúdo é o de estudantes interessados em realizar provas de exames, como o Enem ou a OAB. “Logo em seguida, aparecem os alunos buscando conteúdo para o Enem. No YouTube, a maioria dos usuários é de estudantes universitários, especialmente de Direito, que buscam as aulas em época de provas e exames para revisar os assuntos”, complementa.
Conteúdo integralmente gratuito
Todas as aulas disponíveis na plataforma da Kultivi são desenvolvidas por especialistas renomados em cada segmento e integralmente gratuitas para o usuário. Mas como é possível gerar conteúdo sem custo para os estudantes? A lógica de funcionamento é simples. A plataforma é mantida pela venda de espaços publicitários para marcas parceiras que acreditam no projeto, além da captação de recursos na iniciativa privada. “São empresas que querem desenvolver educação de qualidade no Brasil e atrelar sua marca a esse projeto”, explica o sócio da Kultivi. Outra forma de manutenção do projeto está no apoio prestado por Pessoas Físicas e Jurídicas. Por meio da iniciativa chamada de “Apoia.se”, é possível que qualquer um contribua com o projeto. Mais da metade dos recursos doados (56%) é destinada aos profissionais, que são remunerados de acordo com o valor de mercado.
“Entre os nossos professores, encontram-se profissionais com muita experiência no mercado e com experiência em instituições de ensino públicas e privadas, com titulações elevadas, como mestres e doutores, assim como jovens educadores com uma didática mais dinâmica, especialmente para os cursos preparatórios para os exames”, completa Cláudio Matos.
Para mais informações sobre a plataforma, acesse o site www.kultivi.com.