O mês de dezembro de 2025 vai ficar marcado na história do skate de Curitiba. Nesta sexta-feira (19/12), o prefeito Eduardo Pimentel inaugurou o complexo de skate e a reforma da Praça Maestro Bento Mossurunga, no bairro Jardim das Américas. A Prefeitura revitalizou a antiga pista de skate que existia na região e construiu uma réplica do lendário Bowl da Poods, pista localizada em Encinitas, na Califórnia, referência mundial na modalidade.
Além do tri-bowl, a reforma também incluiu a construção de uma pista de street, equipada com rampas, corrimãos e caixotes. O espaço gratuito tem potencial para atrair skatistas tanto da velha quanto da nova geração.
O prefeito Eduardo Pimentel afirmou que mais esta entrega de pista mostra que Curitiba faz parte da cultura mundial do skate, valoriza e respeita a modalidade que já formou muitos campeões, como Rodil Ferrugem e Carlos Piolho, e segue formando com a nova geração, com Augusto Akio, o Japinha, e o Gui Khury.
“Fizemos a revitalização para que vocês aproveitem o espaço público, com iluminação, com segurança, com esporte para as crianças, lazer para todas as idades. Tenho certeza que essas pistas vão ajudar a formar novos campeões do skate para Curitiba. Aproveitem a praça e cuidem do espaço público, tudo isso é de vocês”, disse o prefeito Eduardo Pimentel, ao lado dos integrantes da Família Folhas.
Futuro do skate
Um dos skatistas que mais vai usar a pista é Miguel Nohay Kokotte da Silva, de 9 anos, que mora em frente da praça. Miguel é neto do skatista Rodrigo Mantovani que há 20 anos organiza campeonatos, monta obstáculos na praça e tem uma loja de skate na região.
Miguel deu vários aéreos na manhã desta sexta-feira (19/12), na inauguração do bowl.
“Com 1 ano de idade eu já andava deitado em cima do skate. Gostei muito dessa pista, vou andar aqui todo dia. Vai me ajudar a evoluir muito no skate, já aprendi uma manobra nova aqui, a body varial”, disse Miguel, explicando que consegue sair do skate no ar e girar o corpo 180 graus e voltar na transição da pista.
Melhorias nas pistas
Os serviços de reforma da pista de skate da Praça Bento Mossurunga integram o programa de revitalização das pistas de skate da Prefeitura de Curitiba, cujas intervenções já foram concluídas em 17 das 32 existentes no município.
Todas as reformas são coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e acompanhadas de perto pela empresa dos skatistas e engenheiros Júlio Cesar Zeni e Marco Imaguire (Maguila), um dos primeiros atletas a andar de skate em Curitiba, nos anos 1970, e ajudar a cidade a se transformar numa potência do esporte.
Marco Maguila, inclusive integra o grupo de skatistas old school curitibanos, reconhecidos por suas trajetórias dentro do skate, entre eles Franco Bertagnoli, Cesar Nitro e Márcio Coraiola, que participaram ativamente do projeto e da construção do novo bowl. Isso garantiu que a pista carregue não apenas técnica, mas também identidade e legado cultural do skate no mundo.
“Essa é uma pista que dialoga diretamente com as origens do skate de transição, inspirada nas tradicionais piscinas americanas em formato de rim (kidney pools), estruturas decisivas para o surgimento do skate vertical”, disse Maguila
“O tri-bowl da Praça Bento Mossurunga incorpora essa herança histórica, não se configurando apenas como uma pista, mas como uma tradução urbana da memória e da evolução do skate, conectando Curitiba a um movimento global que moldou o esporte contemporâneo”, concluiu o skatista.
Praça
A revitalização da Praça Maestro Bento Mossurunga compreendeu a substituição integral do piso central de petit pavet por asfalto e paver, a mudança foi para melhorar a acessibilidade do local. O prefeito Eduardo Pimentel também plantou uma muda de ipê-amarelo, a árvore de número 162 mil do ano, dentro do Programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba.
A reforma incluiu a criação um espaço de convivência no centro da praça, para ser usado como ponto de encontro e integração entre os diferentes espaços. O projeto incluiu também a implantação de uma pista de pump track destinada ao público infantil, a revitalização da cancha de areia, da quadra poliesportiva e da academia ao ar livre, bem como a instalação de dois parquinhos multifuncionais, sendo um deles voltado à primeira infância.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que a revitalização da Praça Maestro Bento Mossurunga tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida da população, deixando o espaço mais atrativo para o lazer das famílias e para a prática esportiva, beneficiando especialmente os moradores da região.
“Essa praça aqui é mais um espaço de lazer, também gratuito, que a cidade oferece para a população de todas as idades. Tem espaço para atividade com idosos, tem pista de caminhada, canchas esportivas, pista de pump track para as criancinhas que andam de bicicleta e playground para a primeira infância. E, claro, a grande entrega são as pistas de skate, para realmente aqui nós produzirmos atletas com futuro olímpico”, afirmou Marilza.
História
Situada entre as ruas Heitor de Andrade, Ana Berta Roskamp e Amir Trova de Oliveira, no bairro Jardim das Américas, na Regional Cajuru, a Praça Bento Mossurunga foi inaugurada em 1972 e integra a história da região. A praça presta homenagem ao músico, maestro e compositor brasileiro Bento Mossurunga, nascido em 6 de maio de 1879, no município de Castro (PR), e falecido em 23 de outubro de 1970, em Curitiba, autor do Hino do Estado do Paraná.
Depois da inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel também visitou a Feira Livre da Rua Ana Berta Roskamp, ao lado da praça, e conversou




