Ad image

Sítio Cercado recebe a 1ª etapa da Copa Curitiba de Skate neste domingo

XV CURITIBA
4 Min Read
Foto: Reprodução

Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) inicia neste domingo (19/5) a primeira edição da Copa Curitiba de Skate. A 1ª etapa da competição será disputada na Praça Parigot (Rua Dr. Levy Buquera – Sítio Cercado), das 10h às 17h.

As inscrições, gratuitas, começam a ser realizadas no local, a partir das 9h. Poderão participar da Copa Curitiba de Skate crianças, jovens e adolescentes, de 6 a 17 anos, e as categorias serão divididas em Infantil Masculino e Feminino (6 a 9 anos), Mirim Masculino e Feminino (10 a 13 anos) e Iniciante (14 anos ou mais). As vagas serão limitadas a 20 por categoria.

“Em Curitiba o skate sempre fez parte do cotidiano da cidade. A pista do Gaúcho e a do Jardim Ambiental foram inauguradas ainda na década de 1970. Hoje a cidade já conta com 37 pistas espalhadas pelas dez regionais da cidade. Daqui surgiram grandes ídolos do esporte, como o Ferrugem, e com esta competição que estamos criando esperamos que novos campeões e atletas olímpicos surjam em pouco tempo em Curitiba”, afirmou o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior.

Regulamento

A Copa será disputada em cinco etapas e mais uma etapa bônus, e será usada a forma de disputa “Linha de Manobras” de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

  • Dificuldade das manobras: para uma melhor pontuação é necessário observar as suas variações que são Backside, Frontside, Giro, Switch Stance, Fakie, Nollie e Inovação;
  • Velocidade: quanto maior a velocidade alcançada durante a apresentação, melhor será a pontuação;
  • Estilo: consiste na plasticidade que o atleta consegue colocar nas manobras executadas; 
  • Aproveitamento da área: utilizar toda área de competição, mostrando domínio sobre o maior número de obstáculos possíveis;
  • Criatividade: consiste na forma como o skatista coloca manobras diferenciadas e inovadoras durante a apresentação em relação aos demais competidores;
  • Constância/fluidez: consiste na execução dos critérios de uma forma segura, sem erros e de forma harmoniosa.

Classificação e pontuação

1º lugar – 300 pontos
2º lugar – 260 pontos
3º lugar – 230 pontos
4º lugar – 210 pontos
5º lugar – 200 pontos

Próximas etapas

A 2ª etapa acontece no dia 9/6, domingo, na Praça Soldado Wagner (esquina das Ruas Enette Dubard com Carlos Munhoz da Rocha, no Tatuquara). Já a 3ª etapa seletiva será no dia 4/8, domingo, na Praça Saturno (Rua Capitão Domingos Castellano, 150 – Santo Inácio). A 4ª etapa será no dia 8/9, domingo, no CEL Avelino Vieira (R. Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri) e a 5ª e última será no dia 10/11, domingo, na Pista do Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749 – Tarumã).

Serão premiados os cinco melhores skatistas de cada categoria em cada etapa, com troféu e/ou medelha. Ao término da 5ª etapa serão premiados os melhores skatistas ranqueados de cada categoria da Copa Curitiba de Skate 2024. A premiação final dos melhores skatistas ranqueados na Copa Curitiba de Skate 2024 será divulgada posteriormente através de nota oficial.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.