Um síndico de Ponta Grossa, localizada na região dos Campos Gerais, foi indiciado pela polícia por furto qualificado devido ao abuso de confiança, após desviar R$ 44,5 mil do caixa do condomínio que administrava e fugir para os Estados Unidos. O caso ocorreu em 21 de outubro, quando o homem de 44 anos embarcou para o país norte-americano, retornando ao Brasil 19 dias depois, no último sábado (9 de novembro).
De acordo com as investigações, o suspeito alegou que acumulou dívidas significativas devido ao chamado Jogo do Tigrinho, o que teria motivado o desvio do dinheiro. O suspeito assinou sua renúncia ao cargo de síndico, encerrando uma gestão que já estava em seu terceiro mandato no edifício.
De acordo com a empresa responsável pela administração do condomínio, o desvio foi descoberto após moradores notarem irregularidades financeiras no caixa do edifício. A situação foi rapidamente reportada às autoridades, resultando na abertura de investigação policial.
O inquérito já foi encaminhado ao Ministério Público, que agora avaliará se apresentará a denúncia criminal à Justiça contra o ex-síndico. Caso condenado, ele poderá responder por furto qualificado, crime que prevê penas mais severas devido às circunstâncias agravantes, como o abuso de confiança.
A situação gerou revolta entre os moradores do condomínio, que aguardam a devolução do montante desviado.