Curitiba começou o mês de julho sob forte influência de uma massa de ar frio, com temperaturas baixas e chuva fraca. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a frente fria que passou pelo Estado no fim de junho foi seguida por uma onda de ar gelado, que derrubou as temperaturas já na madrugada de segunda-feira (30). A previsão aponta que o frio deve continuar nos próximos dias na capital e em diversas regiões do Paraná.
Nesta terça-feira (1º), a sensação térmica ficou abaixo de 0°C em diversas cidades paranaenses. A menor sensação registrada foi em Palmas, com -8,3°C. Em Cascavel e Francisco Beltrão, os termômetros indicaram sensação de -3,7°C; em Pato Branco, -4°C; e em Foz do Iguaçu, -2,8°C. No total, pelo menos seis cidades tiveram sensação térmica negativa, incluindo também São Miguel do Iguaçu (-2,6°C) e Santa Helena (-1,4°C).
As temperaturas mais baixas medidas foram em Palmas (-2°C), Francisco Beltrão (0,5°C), Capanema e Foz do Iguaçu (1,4°C), Pato Branco (1,8°C), Planalto e São Miguel do Iguaçu (2,1°C), Cascavel (2,7°C) e Santa Helena (2,8°C).
Além do frio, a terça-feira segue com instabilidade no tempo. “As condições seguem favoráveis para chuvas fracas e isoladas entre os Campos Gerais, Norte Pioneiro e Leste do Estado”, explica o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.
À tarde, as temperaturas não devem ultrapassar os 20°C na maior parte do Estado. No Norte, os termômetros podem chegar aos 22°C em cidades como Bandeirantes, Cornélio Procópio, Centenário do Sul, Primeiro de Maio e Bela Vista do Paraíso. Já na metade Sul, o tempo segue mais gelado.
Na quarta-feira (2), há previsão de geada moderada a fraca apenas no extremo Sul do Paraná, com possibilidade de geada forte em General Carneiro. As mínimas devem ficar próximas de 0°C em cidades do Sul e por volta dos 5°C nas demais regiões. No Oeste, Sudoeste e Sul, apesar do amanhecer gelado, as máximas sobem um pouco e podem atingir 24°C.
Na quinta-feira (3), o frio começa a perder intensidade nas regiões Oeste e Norte, mas Curitiba e a Região Metropolitana continuam com temperaturas mais baixas. As tardes devem ficar gradativamente mais agradáveis em todo o Estado.
A sexta-feira (4) não deve registrar geadas. No entanto, no sábado (5), o risco de geada retorna ao Centro-Sul e Sudeste do Paraná, com intensidade de fraca a moderada. As informações são do serviço Alerta Geadas, mantido pelo Simepar em parceria com o IDR-PR.
O Simepar opera com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, sendo essencial para fornecer dados a órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná. A previsão para os 399 municípios paranaenses é atualizada duas vezes ao dia no site www.simepar.br.







