Sexta-feira terá recordes de calor e sábado tempestades no Paraná

Foto: Daniel Castellano/SECOM

As temperaturas seguem elevadas no Paraná e devem se aproximar dos 40°C nas regiões Oeste e Sudoeste nesta sexta-feira (06). Nas demais áreas do Estado, os termômetros devem ficar próximos dos 30°C. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que também indica mudança no tempo a partir do sábado, com ocorrência de tempestades e leve declínio nas temperaturas no domingo.

A faixa Oeste já vem registrando aumento nas temperaturas nos últimos dias. Na quinta-feira (05), Cascavel, Capanema e Planalto registraram as maiores temperaturas de 2026 até agora, com máximas de 38,5°C, 39,6°C e 35,5°C, respectivamente. O valor registrado em Capanema igualou a maior temperatura já registrada no Paraná neste ano até o momento, empatando com o mesmo índice observado em Antonina no dia 3 de janeiro. A tendência é de continuidade do calor intenso nesta sexta-feira.

De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, a sexta-feira começou com presença de nuvens e predomínio de sol, favorecendo a elevação das temperaturas ao longo do dia. No Oeste e Sudoeste, as temperaturas devem ultrapassar os 35°C, podendo se aproximar dos 40°C em alguns pontos. No Noroeste e Norte, as máximas devem variar entre 33°C e 35°C. Nos Campos Gerais, a previsão é de cerca de 33°C. No Centro-Sul, as temperaturas devem ficar entre 28°C e 30°C, enquanto na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral devem girar em torno dos 30°C.

O calor combinado com a disponibilidade de umidade favorece a formação de pancadas de chuva nesta sexta-feira, principalmente nas regiões Centro, Oeste e Sudoeste. Nessas áreas, não estão descartadas trovoadas localizadas no final da tarde.

Apesar do calor, a condição ainda não caracteriza uma onda de calor. Para isso, seria necessário que as temperaturas permanecessem por pelo menos cinco dias consecutivos com valores cinco graus acima da média. Em Cascavel, por exemplo, onde a média de fevereiro já é elevada, de 30,1°C, essa diferença começou a ser registrada apenas na quinta-feira e deve continuar nesta sexta e no início da tarde de sábado. No domingo, a tendência é de redução nas temperaturas por conta da chuva.

No sábado (07), o tempo começa estável, com algumas nuvens e predomínio de sol, o que deve elevar novamente as temperaturas. Antes do meio-dia, os termômetros já devem ultrapassar os 30°C. A partir do início da tarde, devido ao calor e ao avanço de um cavado meteorológico, que provoca queda de pressão em superfície, devem se formar áreas de instabilidade inicialmente na metade Sul do Paraná, próxima à divisa com Santa Catarina.

Há possibilidade de temporais com rajadas de vento, queda pontual de granizo e chuva intensa em curto período, com risco de alagamentos. Essas instabilidades devem atuar com maior intensidade do final da tarde para o início da noite, principalmente no Oeste e Sudoeste, avançando pelo Centro-Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Durante a noite, a chuva avança para as demais regiões do Estado, como Centro e Norte.

Na madrugada de domingo, as instabilidades tendem a perder intensidade e ocorrer de forma mais localizada. Durante a tarde, a sensação deve ser de abafamento devido à grande cobertura de nuvens, mas com períodos de sol que ainda favorecem a elevação das temperaturas. Há possibilidade de novas pancadas de chuva e temporais localizados, com maior destaque para Campos Gerais, Noroeste, Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

No Oeste, Sudoeste e em parte do Noroeste, o sol ainda deve predominar, mesmo com variação de nuvens, e as chuvas devem ocorrer de forma mais irregular. As temperaturas devem seguir acima dos 30°C, porém menores do que as registradas nos dias anteriores.

Na segunda-feira (09), o tempo deve ficar mais estável na maior parte do Paraná. A faixa Leste, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro, ainda pode registrar pancadas isoladas de chuva no período da tarde.

O Boletim de Gestão de Riscos elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil aponta risco moderado no Oeste e Sudoeste nesta sexta-feira (06) para tempestades irregulares, chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas, que podem provocar queda de galhos e alagamentos. O risco é baixo no Noroeste e Centro-Sul e Sul do Paraná.

No sábado, há risco alto em toda a metade Sul do Paraná para tempestades pontualmente intensas, chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas intensas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado. Esses fenômenos podem provocar queda de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos e danos em plantações. O risco é moderado na metade Norte.

No domingo, há risco alto no Nordeste do Paraná e risco baixo no Oeste e Sudoeste para tempestades irregulares, chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, alagamentos e destelhamentos. No restante do Estado, o risco é moderado.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mantém monitoramento contínuo das condições meteorológicas do Simepar. Em caso de necessidade, as informações são repassadas à população por meio de alertas enviados por SMS ou WhatsApp.

O cadastro para receber alertas por SMS é gratuito e pode ser feito enviando o CEP para o número 40199. Para receber os alertas pelo WhatsApp, é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com o contato, podendo registrar o CEP, município ou localização.

 

Compartilhe o artigo