Enquanto a base do governo segue aos trancos e barrancos, a esquerda se mobiliza, de forma organizada e eficiente, para impedir a aprovação da Reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional pela equipe ministerial do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Ex-candidato à presidência pelo PSOL, Guilherme Boulos publicou em seu Twitter um vídeo narrado pelo cantor Seu Jorge, onde ele supostamente explica “o que está em jogo”. De fato, há problemas no texto previdenciário e alterações deverão ser feitas pelo Congresso Nacional, no entanto, não é interesse da esquerda promover uma mudança estrutural – o que querem, na verdade, é impedir a reforma.
O vídeo de Seu Jorge não apresenta solução para o problema evidente que o Brasil se encontra: uma previdência insustentável que poderá falir o país irremediavelmente, caso não haja reforma. Ao contrário, é uma chamada para levar a militância de esquerda às ruas contra a reforma apresentada por Jair Bolsonaro.
As lideranças de esquerda já entenderam que se a reforma falhar, será uma derrota terrível para o bolsonarismo. E é nisso que estão apostando todas as fichas.