O Paraná registrou sete afogamentos durante o último fim de semana, sendo seis deles no litoral do estado. As ocorrências aconteceram em meio às altas temperaturas registradas fora da temporada de verão, o que levou muitas pessoas a procurarem locais com água para se refrescar.
No sábado o corpo de um homem foi encontrado na faixa de areia da Praia de Fora, localizada na região de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá
No domingo (30), um homem de 52 anos morreu afogado ao tentar salvar o filho de 19 anos na Represa Capivari, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O jovem conseguiu sair da água e foi encaminhado para atendimento hospitalar, enquanto o pai desapareceu na represa. O corpo dele foi localizado cerca de uma hora depois pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda no domingo, três afogamentos foram registrados em Matinhos, no litoral. Em um dos casos, duas pessoas se afogaram no mesmo ponto da praia. Uma delas foi socorrida com vida e recebeu manobras de ressuscitação ainda na areia. O corpo da outra vítima foi localizado na manhã desta segunda-feira (31), com o uso de drones durante as buscas.
Também em Matinhos, uma criança de 11 anos sofreu um afogamento de grau três após cair em uma área rasa e apresentou convulsões. O menino foi encaminhado para um hospital da região.
Com o aumento do calor fora de época, os casos de afogamento se tornam mais frequentes. As autoridades orientam que banhistas evitem locais sem infraestrutura de segurança e mantenham atenção redobrada, principalmente com crianças.