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Seminários gratuitos sobre o universo cinematográfico fazem parte do Olhar de Cinema

Felipe Almeida
9 Min Read

Capa -Cred Daniel Castellano,SMCS

De 14 a 22 de junho, a 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba ocupará as salas de cinema da cidade, sendo no Cine Passeio e no Cineplex do Shopping Novo Batel, com produções de todo o mundo, assim como no Cine Teatro da Vila, no CIC, e na Ópera de Arame

No total, são 87 filmes, entre curtas e longas-metragens, que fazem parte das 10 mostras do evento, sendo a Mostra Competitiva Brasileira, a Mostra Competitiva Internacional, a Mirada Paranaense, a Mostra Foco, a Mostra Olhar Retrospectivo, Mostra Pequenos Olhares, a Mostra Novos Olhares, Filme de Abertura, Filme de Encerramento e Exibições Especiais.

A programação completa, com os respectivos dias e horários, pode ser conferida no site oficial: www.olhardecinema.com.br. Os ingressos estão disponíveis por R$7 (meia-entrada) e R$14.

Além de promover o ineditismo de produções mundiais e nacionais para os espectadores, o Olhar de Cinema ainda realiza uma série de seminários gratuitos e abertos ao público, que abordam diferentes temas ligados à sétima arte, e que podem ser conferidos de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do Olhar de Cinema no Youtube, ou de forma presencial, no Cine Passeio (R; Riachulo, 407 – Centro, Curitiba), na Sala de Cursos. Os seminários ocorrem de 15 a 21 de junho, às 11h.

Confira os assuntos:

Dia 15 de junho: Equipe de programação do 12º Olhar de Cinema

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da 12ª edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/watch?v=eaORIJpl2dE&ab_channel=olhardecinema

Dia 16 de junho: “Onde termina a fase da escrita e onde começa a de direção?” – O Caso Cabeça de Nêgo

Da ideia ao roteiro: como identificar se uma ideia rende um filme (curta, longa, série). A relação da escrita: como identificar se o roteiro está funcionando ou não. Ajustes de roteiro às vésperas da filmagem. Será que rola? Locações e ensaios no processo de escrita. Os ritos do set de filmagem. Déo Cardoso | O diretor e roteirista Déo Cardoso é formado pelo curso de dramaturgia do Instituto Dragão do Mar (Fortaleza-CE) e pela Escola de Cinema da Ohio University (EUA), onde concluiu mestrado (2002-2005) e onde venceu o prêmio Billman Fine Arts Award, pelo roteiro do curta “Port of Rafts” (2005). Após roteirizar e dirigir 5 curtas-metragens de ficção, com destaque para “Pode Me Chamar de Nadí” (2009), Déo Cardoso estréia em longa-metragem em 2020 com a ficção “Cabeça de Nêgo”, eleito o melhor filme de 2021 pela Abraccine – Associação Brasileira de Crítica de Cinema; pela APCA – Associação Paulista de Crítica de Arte, além de prêmio de melhor filme (voto popular) na Mostra de Cinema de Gostoso e Troféu Olhar do Ceará no Festival Cine-Ceará. Pelo roteiro de “Cabeça de Nêgo”, Déo também recebeu o prêmio de melhor roteiro 2021 da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e Melhor Filme no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro 2021. O filme também foi licenciado pela plataforma Globoplay, onde está em catálogo. Como roteirista, integrou a sala de roteiros para a série “Rota 66” (Boutique/Globoplay) e como diretor, integrou a equipe de direção da série “Encantado’s”, uma produção Globoplay. Atualmente, Déo Cardoso prepara seu segundo longa-metragem.

Transmissão online pelo:
https://www.youtube.com/watch?v=bcaLnKXXQmo

Dia 17 de junho: “Entre os filmes e a teoria: a publicação de livros de cinema no Brasil”

A produção audiovisual aumentou muito nas últimas décadas, assim como as reflexões e estudos sobre cinema – em cursos e no meio acadêmico, por exemplo. Sejam voltados a teoria, aos acontecimentos do passado e do presente ou aos próprios processos criativos, pesquisadoras e pesquisadores encontram na escrita a sua própria forma de fazer cinema. A mesa apresenta o lançamento de novos livros de cinema, com a presença de autores e autoras, e discute a relevância desse tipo de publicação e produção teórica nos dias de hoje. A mesa reúne: Beatriz Vasconcelos, coordenadora editorial da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo, coleção de e-books ligada ao PPG-CINEAV; Rodrigo Grota, autor de “Fantasmátika: teoria para um cinema poético”; Kariny Martins, autora de “Ficção especulativa no cinema negro brasileiro”; e Pedro Plaza Pinto, autor de “Paulo Emílio na emergência do Cinema Novo: diálogos com David Neves e Glauber Rocha”, sendo estes dois últimos novos lançamentos da Coleção Escrever o Cinema, da editora A Quadro. A mediação será da crítica e pesquisadora Juliana Costa.

Transmissão online pelo:
https://www.youtube.com/watch?v=bcaLnKXXQmo

Dia 18 de junho: “Conexão Brasil-Québec: cinema documental em foto”

Um diálogo a respeito do intercâmbio de experiências e da colaboração entre os festivais Olhar de Cinema e RIDM – que, juntos, apresentam a mostra Foco deste ano. Nesta conversa ao redor dos filmes quebequenses que compõem a programação, o público conhecerá mais do contexto de produção e do cinema realizado no Québec, com destaque para sua filmografia documental contemporânea.

Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/watch?v=D4TWCfsjuFs&ab_channel=olhardecinema

Dia 19 de junho: “O Cinema Brasileiro nas plataformas de streaming”.

O impacto das plataformas de streaming no mercado de filmes nacionais, os desafios enfrentados pelos cineastas brasileiros e as perspectivas futuras para a indústria audiovisual do país. O evento contará com a presença de importantes players da indústria cinematográfica e oportunizará conhecer mais sobre as produções brasileiras nas plataformas de streaming.

Transmissão online pelo:
https://www.youtube.com/watch?v=7-KWvapGoGE&ab_channel=olhardecinema 

Dia 20 de junho: “Os novos desafios na distribuição do cinema brasileiro”

Com o baixíssimo market share que o cinema brasileiro tem ocupado nas salas de cinema é extremamente urgente ações frente a importantes mudanças no mercado de distribuição de filmes nacionais. A relação entre as novas tecnologias e as formas de distribuição, as políticas públicas de incentivo à distribuição de filmes, a importância do mercado internacional e a diversificação das plataformas de exibição.

Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/watch?v=hjIdeysKnwg&ab_channel=olhardecinema

Dia 21 de junho: “Máquina de Cicatrizes: o cinema de David Cronenberg”

Horror, mutações, tecnologia, ego e identidade. Um diálogo em torno dos filmes e temas da mostra Olhar Retrospectivo deste ano, que apresenta um recorte da filmografia provocadora do cineasta canadense David Cronenberg

Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/live/S1v6_02-SsQ?feature=share

Acompanhe as novidades do festival por meio do perfil oficial no Instagram (@olhardecinema) e Tiktok (@olhardecinema), ou pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br.

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é um dos mais importantes festivais do Brasil dedicados à sétima arte e já recebeu mais de 1000 produções cinematográficas, levando 200 mil pessoas aos cinemas. O patrocínio da 12ª edição é do Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.

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Posted by Felipe Almeida
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O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.