Semana de lua cheia terá visita noturna ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula com intérpretes de Libras em Curitiba

XV CURITIBA
3 Min de leitura
Foto: Hully Paiva/SMCS

A volta da lua cheia nesta semana será acompanhada pela edição de junho das visitas guiadas noturnas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o maior cemitério de Curitiba. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai abrir os agendamentos para as visitas gratuitas a partir das 18h desta terça-feira (18/6).

Ao todo serão 240 vagas disponíveis, sendo 60 por noite. As atividades vão acontecer de quarta-feira (19/6) a sábado (22/6), das 19h às 22h. Assim como na edição de maio, a visita de sábado (22/6) também contará com a presença de intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, resultado de parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa é realizada pelo Departamento de Serviços Especiais e a inscrição é feita pelo site do Guia Curitiba, onde é preciso ter registro no e-Cidadão. Em caso de chuvas, a atividade é cancelada.

Para os visitantes com deficiência, a inscrição será feita via e-mail, devendo o interessado encaminhar nome completo e número de CPF para o e-mail [email protected]

Atividade concorrida

Mais de dez mil pessoas já participaram da atividade desde 2017, quando ela foi institucionalizada.

“Centenas de pessoas realizam o login pelo Guia Curitiba no mesmo horário, portanto os mesmos agendamentos são realizados simultaneamente. Lembramos que as inscrições são individuais, justamente para que o processo de ocupação das vagas seja realizado de forma isonômica e ágil, sem qualquer tipo de favorecimento”, afirma Clarissa Grassi, diretora do Departamento de Serviços Especiais e pesquisadora cemiterial.

A diretora conta que as vagas se esgotam rapidamente, então é recomendado que os interessados já estejam logados e em frente ao computador às 18h desta terça-feira (18/6) para garantirem uma vaga.

História de Curitiba

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula reúne entre seus muros inúmeras personalidades que fizeram parte da história da cidade. A Visita Guiada Noturna, sob a luz da lua cheia, tem como objetivo explorar a cidade dos mortos, partindo de um olhar focado nas trajetórias das pessoas ali sepultadas.

A Visita Guiada Noturna, criada e guiada pela pesquisadora Clarissa Grassi, reúne informações sobre arquitetura, geologia, simbologia e arte presentes nos túmulos do equipamento público mais antigo de Curitiba, fundado em 1854.

Serviço

Visita Guiada Noturna ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula
Inscrições: a partir das 18h de terça-feira (18/6), no Guia Curitiba 
Visitas: de quarta-feira a sábado (19 a 22 de junho), das 19h às 22h
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, São Francisco)
Se chover, a atividade é cancelada

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.