Semáforos para pedestres que aumentam o tempo de travessia para idosos e pessoas com deficiência estão passando por uma atualização. Novos equipamentos, agora com aviso sonoro, foram implantados em 15 locais de grande movimento da cidade, como nas proximidades de terminais de ônibus, hospitais e igrejas.
Agora as colunas nas quais estão os equipamentos acionados por meio de cartão são identificadas com uma faixa laranja refletiva. “A faixa laranja auxilia pessoas de baixa visão e, também, ajuda para alertar o motorista sobre as travessias naquele ponto, principalmente à noite”, explicou o diretor de Planejamento e Operação da Superintendência de Trânsito (Setran), Pedro Darci da Silva Junior.
Nesses cruzamentos, também está instalado o botão típico que pode ser acionado por qualquer pedestre, além do aparelho específico acionado pelo cartão. “É pelo cartão que o tempo de travessia aumenta, dependendo da largura de cada pista, cerca de 30% a 40% sobre o tempo normal para a passagem de pedestres”, informou Silva Junior.
Equipamentos novos
Ao todo, são 53 equipamentos novos que estão sendo implantados em 15 cruzamentos, que já contavam com um dispositivo anterior. A implantação já foi concluída em 14 desses cruzamentos e o trabalho continua nos próximos dias.
Com a atualização, implantada ao longo das últimas semanas, começou a funcionar o alerta sonoro para a travessia mais segura. Para ativá-lo, a pessoa cega segura o botão por alguns segundos (um tempo maior do que o pedestre costuma apertar) até o aparelho começar a vibrar, mecanismo que ativa o tempo maior para a travessia.
Rhyon Ramos, 11 anos, é deficiente visual e diz que se sente mais confortável com o aviso sonoro na hora de atravessar a rua. “Ele ajuda a gente a controlar o tempo que temos para fazer a travessia com segurança”, disse.
Conseguir calcular melhor o tempo para atravessar é também o ponto destacado por Gilmar do Carmo Moreno, 48 anos, que é cego. “Ainda não tenho o cartão da Urbs, mas pretendo adquirir assim que possível para facilitar”, afirmou.
Como funciona
O cartão utilizado para acionar o sistema é o mesmo do transporte coletivo, que pode ser feito ou atualizado em um dos postos de atendimento da Urbs.
Ao todo, 39 cruzamentos semaforizados da cidade contam com o sistema de aumento no tempo da travessia. Quando o usuário encosta o cartão na leitora instalada junto à coluna de pedestres, o controlador do semáforo recebe o sinal e aumenta o tempo de sinal verde para pedestres.
Confira os locais em que o aviso sonoro está sendo implantado
1. Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Coronel Dulcídio (Instituto Paranaense de Cegos)
2. Rua Guilherme Pugsley com Travessa Rafael Greca (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais)
3. Rua XV de Novembro com Rua Camões (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)
4. Avenida do Batel com Rua Coronel Dulcídio (Instituto Paranaense de Cegos / UFPR – Hospital de Clínicas / Copel)
5. Avenida São José com Rua Fioravante Dalla Stella (Hospital Cajuru)
6. Rua Capitão Souza Franco com Avenida Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)
7. Avenida Marechal Floriano com Rua Pedro Ivo (Estação-tubo Praça Carlos Gomes)
8. Rua 24 de Maio com Avenida Presidente Getúlio Vargas (Praça Ouvidor Pardinho – Unidade de Atenção ao Idoso)
9. Rua André de Barros com Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)
10. Rua João Negrão com Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)
11. Rua Anne Frank com Rua Napoleão Laureano (Terminal do Carmo)
12. Rua Jacarezinho com Rua Alcides Munhoz (Hospital Nossa Senhora das Graças)
13. Rua Ubaldino do Amaral com Rua Amâncio Moro (Igreja Perpétuo Socorro)
14. Rua Amâncio Moro com Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)
15. Rua Pedro Ivo com Rua Desembargador Westphalen (Praça Rui Barbosa) – local em que o equipamento será implantado nos próximos dias.