Ad image

Sem acordo, metalúrgicos da Renault iniciam greve por tempo indeterminado na Grande Curitiba

XV CURITIBA
1 Min Read

Os metalúrgicos da Renault(São José dos Pinhais) decidiram em assembleia liderada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba(SMC) na manhã desta sexta(6) iniciar uma greve por tempo indeterminado. Hoje venceu o prazo de 72h dado na terça(3).    
 
A paralisação na linha de produção é uma resposta principalmente à Participação nos Lucros e Resultados(PLR-2022/23), afetada pelos ajustes da montadora nas bases do acordo de flexibilidade e competitividade firmado em 2020.

Além do número de trabalhadores que reduziu de cerca de 7 mil(2020) para cerca de 5 mil atualmente a velocidade da linha de produção baixou de 60 p/hora (2020-2 turnos) para 52 p/hora – 27p/hora (2022-1 turno e meio).

Esses ajustes influenciam no atingimento das metas da PLR.

“A empresa atingiu os seus objetivos, mas por outro lado não manteve emprego, reduziu direitos, salários e Participação nos Lucros e Resultados(PLR)”, frisou o presidente do SMC, Sérgio Butka.   

A Renault emprega cerca de 5 mil trabalhadores que produzem os modelos Duster, Captour, Kwid, Sandero, Logan, Oroch e Master. A unidade brasileira ainda conta com uma fábrica de motores.

TAGGED: , ,
Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.