A Seleção Brasileira está invicta contra o Paraguai há 16 anos. Dos nove jogos disputados desde então, venceu quatro e empatou cinco. É com esse retrospecto positivo que a equipe comandada por Dorival Junior enfrenta os adversários no Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA), na noite desta sexta-feira (28), às 22h (de Brasília), pela segunda rodada da Copa América. O último revés para os paraguaios aconteceu em 15 de junho de 2008, por 2 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.
A Amarelinha entrará em campo com o objetivo de conquistar a primeira vitória na competição, após o empate sem gols diante da Costa Rica, na segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Las Vegas. Já o Paraguai foi superado pela Colômbia por 2 a 1 no NRG Stadium, em Houston (EUA), e também precisa dos três pontos.
No embate mais recente, em 1º de fevereiro de 2022, os brasileiros golearam por 4 a 0 no Mineirão, em confronto válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Raphinha, Phillippe Coutinho, Antony e Rodrygo foram os autores dos gols.
Brasil e Paraguai se encaram há mais de um século. O primeiro encontro ocorreu pela Copa América de 1921 e terminou com triunfo brasileiro de 3 a 0. Ao longo dessa longeva história, as seleções disputaram a vitória em 82 jogos. A equipe verde e amarela saiu vitoriosa em 49 deles, além de 22 empates e 11 derrotas, com 179 gols marcados e 66 sofridos.
Por Copas América, foram 31 compromissos, com 13 vitórias da Seleção Brasileira, 11 empates e sete derrotas. Pela competição sul-americana, o último duelo foi decidido nos pênaltis e valia vaga na semifinal da edição de 2019, sediada no Brasil. Na Arena do Grêmio, em 27 de junho, Alisson pegou cobrança de Gustavo Gómez e garantiu a classificação da Amarelinha, que conquistou o título pouco tempo depois contra o Peru, no Maracanã.
Em 11 de maio de 1949, a Seleção Brasileira aplicou sua maior goleada sobre o Paraguai: 7 a 0 na última partida da Copa América, então chamada de Sul-Americano. O resultado foi obtido em São Januário, no Rio de Janeiro, com três tentos de Ademir Menezes e dois de Jair Rosa Pinto e de Tesourinha.