Secretário de Política Agrícola Neri Geller é exonerado após polêmica em leilão de arroz

XV CURITIBA
2 Min de leitura
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Nesta terça-feira, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi exonerado de seu cargo em meio a uma polêmica envolvendo um leilão de arroz importado. A decisão foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que aceitou o pedido de exoneração feito por Geller.

A controvérsia surgiu após a realização de um leilão na última quinta-feira (6), que foi posteriormente anulado. O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou a anulação do leilão e a exoneração de Geller. A preocupação central reside no fato de que Robson Luiz de Almeida França, sócio de uma das empresas vencedoras do leilão, atuou como assessor de Geller quando este ainda era deputado federal.

França é sócio da Foco Corretora de Grãos, empresa que arrematou 11 lotes do leilão. Além disso, ele também possui uma sociedade com o filho de Geller em outra empresa que intermedia negócios agrícolas. Apesar de não haver evidências de irregularidades, a relação próxima entre França e Geller gerou questionamentos e transtornos, levando ao pedido de exoneração.

Em uma declaração, o ministro Fávaro explicou que Geller decidiu colocar seu cargo à disposição devido ao transtorno causado pela situação. “Hoje pela manhã o secretário Neri Geller me comunicou, fez uma ponderação. Quando o filho dele estabeleceu sociedade com esta corretora do Mato Grosso, ele não era secretário de Política Agrícola. Não há fato que desabone ou que gere qualquer tipo de suspeita, mas que de fato gerou transtorno, e por isso colocou cargo à disposição,” afirmou Fávaro.

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.