O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, comentou neste sábado (4) sobre os casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no Estado. Segundo ele, três pacientes estão internados — um em Foz do Iguaçu e dois em Curitiba — com suspeita de intoxicação após a ingestão de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas.
De acordo com o secretário, os casos ainda aguardam confirmação laboratorial e a suspeita foi levantada a partir dos sintomas clínicos apresentados no momento da internação. “Esses casos carecem de uma confirmação diagnóstica mais precisa. A suspeita foi feita principalmente pelo quadro clínico apresentado”, afirmou.
Beto Preto informou que o Paraná possui poucas ampolas do antídoto específico, o etanol farmacêutico, e que o Ministério da Saúde deve enviar novas unidades. “Temos no Paraná poucas ampolas do antídoto ainda, e o Ministério da Saúde ficou de entregar mais”, disse.
O secretário reforçou que não há motivo para pânico e pediu responsabilidade na divulgação de informações. “Não se trata de causar o pânico na população, muito menos vir com informações sensacionalistas. Nossa postura será a de informar com respeito e tranquilidade todos os paranaenses”, ressaltou.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) acompanha os casos em conjunto com os municípios e orienta que, em caso de suspeita de intoxicação, a população procure imediatamente atendimento de urgência em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais.
Ver essa foto no Instagram




