Dando continuidade ao trabalho de prevenção de alagamentos na cidade, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) tem nova frente para melhorar o escoamento das chuvas na região central que, devido à alta urbanização, sofre com a baixa permeabilidade do solo.
Como precaução e para minimizar transtornos decorrentes da cheia do Rio Ivo, equipes do Departamento de Pontes e Drenagem realizaram, na última sexta-feira (25/2), uma inspeção diagnóstica na galeria de águas pluviais da Rua Professor Fernando Moreira, no cruzamento com a Rua Visconde de Nácar, no Centro.
Em parceria com técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e usando equipamentos especiais de segurança, as equipes entraram na galeria e iniciaram um levantamento para identificar possíveis problemas de subdimensionamento da estrutura.
Entre as suposições está a possibilidade de que algumas estruturas, excesso de lixo ou entulhos descartados irregularmente estejam diminuindo a vazão do canal. Com pontos de estreitamento a galeria não tem suportado as chuvas volumosas do período, extravasando e inundando as ruas do entorno.
A investigação subsidiará novas ações e permitirá o planejamento de intervenções para melhorar o escoamento pluvial na região.