fbpx São José dos Pinhais ganha câmara de desinfecção de máscaras | XV Curitiba
Conecte-se conosco

Paraná

São José dos Pinhais ganha câmara de desinfecção de máscaras

Publicado

em

Na quinta-feira (04), no Campus Ecoville da UTFPR, a Secretaria de Saúde, representada pela secretária Débora Chemin, coordenadora da UPA Afonso Pena, Claudiana Kozan e Isabel Cristina Becker, responsável pelo setor de qualidade da UPA Afonso Pena, receberam das mãos do Professor Marcus Vinicius de Liz, três câmaras de descontaminação de máscaras N-95.

Uma parceria da UTFPR e da UFPR, através do Instituto Lamir, desenvolveu este projeto pensando na segurança do profissional de saúde. O Ministério da Saúde preconiza que as marcaras N-95 devem ser usadas por no máximo 15 dias, o que não significa que ela não estará contaminada nesse período, por isso, ao ver projetos estrangeiros, voluntários financiados pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná, conseguiram viabilizar este projeto, que desinfeta a máscara e dá uma segurança adicional para o profissional. Ao todo, este projeto já produziu 37 câmaras, que foram doadas para diversos equipamentos de saúde do estado.

Segundo o professor Marcus Vinicius, “as câmaras desinfetam através de radiação, gerada por lâmpadas de raios ultravioletas, e levam em media 20 minutos para deixar o EPI mais seguro. Este processo traz mais segurança para o trabalhador da saúde, que já se expõe no dia a dia, e isso vem trazer mais conforto para o profissional poder desempenhar sua função”.

Isabel, que é técnica de enfermagem e servidora de carreira da Prefeitura de São José dos Pinhais há mais de 20 anos, soube da utilização destes processos e buscou a oportunidade de conseguir trazer ao nosso município equipamentos que ajudassem na segurança do profissional da saúde. “Quando assisti a reportagem, vi também uma oportunidade de trazer um ponto extra de segurança para os profissionais de saúde de São José dos Pinhais, por isso todo meu empenho, agora fomos contemplados com a doação de 3 câmaras de desinfecção. Somos gratos a todos os envolvidos neste projeto”.

“Aos olhos leigos, isso pode parecer simples, mas para quem vive a realidade diária da saúde, sabe da importância deste ponto a mais na própria segurança para executar o seu trabalho”, enfatizou a Secretária Municipal de Saúde, Débora Chemin.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy