Santuário é arrombado e hóstias consagradas são furtadas em santuário no Paraná

2 Min de leitura
Foto: Divulgação

O Santuário Schoenstatt Tabor das Vocações, em Guarapuava, na região central do Paraná, foi alvo de furto e profanação na manhã de quinta-feira (2). Segundo a Diocese de Guarapuava, o sacrário foi arrombado e uma âmbula contendo hóstias consagradas, além de um ostensório e uma teca de Eucaristia, foram levados.

Câmeras de segurança registraram o momento em que uma pessoa invade o santuário. Nas imagens, é possível vê-la se ajoelhando e abrindo a porta do local. Em seguida, o suspeito entra e sai algumas vezes, chega a usar uma cadeira para mudar o ângulo da câmera interna e, mesmo assim, é flagrado mexendo no altar com uma capa de chuva amarela nas mãos. Minutos depois, ele sai com os objetos enrolados na capa, atravessa o pátio e foge pela mata próxima à rodovia.

A funcionária responsável pela limpeza do santuário foi quem percebeu o arrombamento ao notar as portas do sacrário violadas. A igreja acionou as autoridades e registrou boletim de ocorrência na 14ª Subdivisão Policial (14ª SDP) de Guarapuava, que investiga o caso.

De acordo com a Igreja Católica, a hóstia consagrada representa o Corpo de Cristo e é considerada o centro da fé e da Eucaristia. Por isso, o bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, classificou o caso como uma “grave profanação”.

“Trata-se de ato grave de profanação, que não atinge somente a comunidade local, mas lesa o valor central da fé católica: a presença real de Cristo na Eucaristia”, afirmou o bispo em nota oficial.

Como forma de reparação espiritual, a Diocese anunciou a realização de celebrações de desagravo — momentos de oração dedicados à reparação por ofensas à fé — para pedir a conversão dos envolvidos e a proteção dos templos sagrados. A capela permanecerá fechada por tempo indeterminado.

Compartilhe o artigo