A noite de quinta-feira (28/11) foi de festa na Santos Andrade, a praça da Universidade Federal do Paraná, no Centro. Pelo segundo consecutivo a praça recebeu uma roda-gigante de 20 metros de altura, que está aberta ao público de graça de quinta-feira a domingo, até 23 de dezembro (horários abaixo.)
A roda-gigante faz parte da Vila de Natal Electrolux, que integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. Do alto, a visão privilegiada permite enxergar parte do Centro da capital iluminado. A praça pode ser vista em toda a sua extensão, desde o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, de um dos lados, até o Teatro Guaíra, na outra extremidade.
Os primeiros da fila que aguardavam o início do funcionamento da roda-gigante eram os irmãos Pedro, de 10 anos, e Vagner Santos, de 9. “Ano passado eu fui pela primeira vez. Dá para ver tudo”, disse Pedro admirado. “No começo dá um pouco de medo, mas eu superei”, contou o eufórico menino.
Logo depois deles, estavam a operadora de caixa Carmen Josiane Anselmo e o filho Miguel Anselmo de Souza, de 8 anos. “Hoje estou de folga, quis trazer ele aqui. Chegamos mais ou menos às quatro da tarde”, contou Carmen, que mora no Cajuru.
Miguel não escondia a expectativa pelo momento de subir na roda-gigante. A fila contornava a fachada da UFPR.
Luz e emoção
A inauguração da Vila de Natal Electrolux teve a participação da Banda Lyra. Personagens completaram o ambiente e prepararam o público para o momento em que as luzes das atrações da praça foram acesas pela primeira vez.
Um dos momentos de maior emoção aconteceu quando a roda-gigante, já iluminada, se movimentou e em uma das gôndolas estava Papai Noel, que foi recebido com euforia pelas crianças.
Ele, as autoridades presentes e o público que prestigiou a festa percorreram a Vila de Natal juntos até a Casa do Papai Noel, instalada diante da fonte, bem no meio da praça.
Capital do Natal
O vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da inauguração da Vila de Natal Electrolux. “Trago um abraço do prefeito Rafael Greca”, disse à plateia que lotou a Praça Santos Andrade.
Ao lado do vice-presidente de Operações da empresa, Ramez Chamma, Pimentel ressaltou que a Electrolux transformou um dos pontos mais importantes do Centro de Curitiba.
“Convido as famílias curitibanas para que venham apreciar a Praça Santos Andrade. Curitiba já é a capital da inovação, a capital do transporte público. Que ela seja a capital do Natal entre as capitais do Brasil”, disse o vice-prefeito ao lembrar de outros espaços da cidade, como o Passeio Público, que também têm atrações de Natal.
Chamma enfatizou que o Natal é um momento de fraternidade. “Esta praça transformada é uma das formas que nós encontramos para retribuir o carinho de Curitiba pela Electrolux, que está na cidade há mais de 40 anos”, declarou.
A diretora de Marketing Brasil da Electrolux, Andreza Santana, manifestou a importância da Vila de Natal para a empresa. “Este é o segundo ano, mas para nós já parece uma tradição. A Electrolux tem uma história próxima a Curitiba. A praça é um espaço democrático onde as pessoas se encontram. O Natal de Curitiba está se tornando um Natal cada vez mais lindo”, comemorou.
Casa do Papai Noel e muito mais
Além da roda-gigante, a Vila de Natal Electrolux tem Casa do Papa Noel iluminada e decorada e um espaço intitulado Cozinha Electrolux equipado para aulas show de gastronomia gratuitas com chefs de restaurantes da cidade.
O cardápio variado de receitas natalinas será demonstrado em sete aulas a cada fim de semana com duração de uma hora aproximadamente e degustação dos pratos elaborados.
A tradicional feira da Santos Andrade completa o ambiente da Vila de Natal. Próximo aos pontos de ônibus há barracas com venda de pastel, crepes e artesanato para decorar ou presentear.
Do outro lado da Praça, perto da Rua XV de Novembro, há food trucks e a unidade móvel da loja Curitiba Sua Linda.
Quem quiser saborear as delícias da Vila de Natal pode utilizar as mesas distribuídas no centro da Praça Santos Andrade.
A Vila de Natal tem também seus personagens, como o mecânico da roda-gigante e o Monstro da Fonte, que interagem com o público.