A Sanepar reabre a partir de sábado (5) as visitas ao Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e ao Reservatório do Carvalho, em Piraquara. As visitas obedecerão a protocolo de segurança de proteção à Covid-19 e seguem a portaria 223/2020 do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que regula a reabertura das Unidades de Conservação no Paraná.
As medidas protetivas incluem restrição ao número de visitantes, uso obrigatório de máscara, respeito às normas de higiene e distanciamento social. Tanto no CEAM como no Reservatório do Carvalho, as visitas estão limitadas a 36 pessoas por dia. Será feita a medição de temperatura e serão barrados aqueles que apresentarem temperatura corporal acima de 37,8º C. Também está vedada a visita de pessoas do grupo de risco.
O CEAM fica aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 17h. Cada visita terá duração máxima de duas horas, sendo permitidos até três grupos de quatro pessoas por horário.
O Reservatório do Carvalho pode ser visto nos fins de semana, duas vezes por mês. Em setembro, nos dias 12 e 13 e 26 e 27. A agenda até o fim do ano pode ser conferida no site da Sanepar.
É obrigatório fazer o agendamento prévio das visitas pelo endereço eletrônico visitas@sanepar.com.br. O visitante receberá uma confirmação do agendamento com todas as informações para uma visita segura.
Nesses locais, os participantes recebem informações sobre a história do saneamento e da primeira barragem de abastecimento de água no Paraná e conhecem o primeiro sistema de abastecimento de água do Estado.
São proibidos piqueniques, acampamentos, fogueiras, práticas esportivas coletivas e demais atividades que gerem aglomeração nos locais administrados pela Sanepar.
O visitante deverá levar sua garrafa com água, pois os bebedouros estarão interditados, e frasco com álcool em gel 70%. Também é recomendado o uso de roupas adequadas e calçados antiderrapantes.