Os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, que tiveram suas casas e estruturas danificadas pelo tornado da última sexta-feira (7), receberão faturas de água com valor simbólico de R$ 1,00 pelos próximos três meses. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (10) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Segundo o governador, o valor reduzido será aplicado às famílias cadastradas pela Defesa Civil. “Vamos cobrar essa tarifa simbólica porque a legislação exige algum tipo de pagamento pelo serviço. Então, esse valor será de R$ 1 nos próximos três meses, até que a gente consiga ver como vai conduzir a normalidade da cidade”, explicou Ratinho Junior.
Além do desconto, a Sanepar mobilizou uma força-tarefa com mais de 20 profissionais, entre empregados e terceirizados, para atuar diretamente na recuperação da infraestrutura de água destruída pelo fenômeno climático. As equipes trabalham na reconstrução de redes, substituição de tubulações e restauração do sistema de abastecimento.
O diretor-presidente da companhia, Wilson Bley, destacou o empenho coletivo: “Todos os empregados da Sanepar estão mobilizados para ajudar os cerca de 14 mil habitantes de Rio Bonito do Iguaçu. Cada um está contribuindo de uma forma para a recuperação das famílias e da cidade”. A empresa também enviou mais de 50 mil copos de água potável para auxiliar moradores e voluntários.
As equipes estão percorrendo as áreas mais afetadas para localizar vazamentos e estruturas soterradas, como hidrômetros e cavaletes. O trabalho é minucioso e realizado manualmente, com a remoção de entulhos. De acordo com o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, “a localização de vazamentos e o conserto das tubulações exigem atenção, dedicação e paciência”.
Em tempo recorde, as equipes restabeleceram o sistema de abastecimento. Já no domingo (9), o fornecimento de água estava normalizado, após a instalação de três geradores, o envio de três caminhões-pipa e duas carretas-pipa para manter o funcionamento do reservatório e garantir o atendimento a serviços essenciais.






