Conecte-se conosco

Curitibanices

Sabe nadar? Agora é possível praticar a atividade em oito piscinas públicas de Curitiba

Publicado

em

Oito piscinas públicas aquecidas da Prefeitura de Curitiba vão ficar disponíveis para as pessoas que já sabem nadar. Nesta sexta-feira (1/4), a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) lançou o programa Raia Livre, que vai oferecer 1.000 novas vagas para as pessoas nadarem uma vez por semana nas piscinas dos Clubes da Gente e de Centros Esportivos.

Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, o novo programa Raia Livre não é de aulas de natação, mas sim vai disponibilizar as piscinas a quem já sabe nadar para praticar a atividade física de forma gratuita. 

“É uma nova ação, que, além de atender uma demanda de pessoas que sabem nadar e querem praticar a atividade física, visa ampliar a participação do cidadão e a utilização dos espaços públicos da Prefeitura”, explicou Pijak.

As inscrições para participar do Raia Livre devem ser feitas pelo portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br. O cidadão deve pesquisar em Atividades o nome Natação (Raia Livre). As inscrições começam nesta sexta-feira (1º/4) e tão logo o interessado preencha os requisitos exigidos, poderá iniciar a atividade. 

Quem pode participar

O programa vai disponibilizar as piscinas para quem já sabe nadar. Não serão ofertadas aulas, nem haverá professores. Para participar do Raia Livre, o candidato terá que assinar um termo atestando que sabe nadar. Também é preciso apresentar um atestado dermatológico.

A idade mínima para participar é 18 anos, a não ser que a criança ou adolescente vá acompanhado do responsável. Por exemplo, pais e mães podem nadar com os filhos. Nestes casos, a idade mínima é 9 anos e a altura da criança deve ser de 1,45 metro, no mínimo.

O tempo de utilização da piscina no Raia Livre será de 45 minutos, uma vez por semana. As faltas e justificativas serão as mesmas das aulas de natação e hidroginástica. Se a pessoa tiver duas faltas não justificadas, perde a vaga. 

O período da vaga é por um ano e a pessoa pode voltar caso abram outras vagas no próximo ano. As vagas disponíveis são para vários dias e horários, de segunda a sábado, de manhã, tarde e noite. As consultas e cadastros devem ser feitos pelo portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Locais para nadar no Raia Livre

Clube da Gente Bairro Novo (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150, Sítio Cercado);
Centro da Juventude Audi/União (Rua João Henrique Hoffmann, 125, Uberaba);
Clube da Gente Boa Vista (Rua Joaquim da Costa Ribeiro, 319, Atuba);
Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser (Rua Brigadeiro Franco, 2.333, Centro).
Clube da Gente CIC (Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, 700, CIC);
Clube da Gente Tatuquara (Rua Evelázio Augusto Bley, 151, Tatuquara);
Clube da Gente Santa Felicidade  (Rua Daniel Cesário Pereira, 681, Santa Felicidade);
Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão).

 

Publicidade