A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estuda a possibilidade de criar um novo polo gastronômico na cidade. Apresentado ao Legislativo em abril, o projeto de lei compreende trecho da rua São Francisco, Centro Histórico da capital. A proposta tem como objetivos a revitalização e a promoção da atividade gastronômica e cultural daquela região, que já é conhecida pelos restaurantes e pelos estabelecimentos que impulsionam o turismo e o comércio curitibano.
O texto delimita a implantação do polo entre as ruas Presidente Faria e Barão do Serro Azul, no Centro de Curitiba. O projeto está em tramitação com um substitutivo geral para ajustar a técnica legislativa da proposição, conforme apontamentos da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara.
De acordo com a proposição, o Polo da Rua São Francisco contará com ações de conscientização e acolhimento da diversidade sexual, de raça, de gênero, além de atuar no combate à importunação sexual de mulheres. A ação se daria por meio da instalação de placas informativas no local.
Já com a chancela da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta segue para a análise a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Curitiba. O projeto é de autoria da vereadora Maria Letícia (PV).