A Prefeitura tem 37 espaços públicos com a oferta gratuita de atividades recreativas e físicas. Toda a estrutura é administrada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que faz a gestão de vagas e matrículas, bem como a programação das aulas, atividades e horários nos equipamentos.
Além dos locais com atividades sistemáticas, a Smelj promove ainda ações em parques, praças e ruas da cidade, assim como eventos pontuais – passeios ciclísticos, corridas de rua, Jogos do Piá, competições, festivais e torneios esportivos, seminários, ações de avaliação e orientação para a prática de atividade física.
O curitibano que quer entrar em forma pode procurar os equipamentos públicos da Smelj nos bairros e ver quais são as vagas disponíveis para começar a se exercitar. Veja aqui os endereços dos locais
As atividades gratuitas vão desde alongamento e ginástica até badminton, esgrima e patinação. Todas as aulas são conduzidas por professores da Smelj ou por instituições parceiras da secretaria.
Como participar
Para matricular-se em alguma atividade, o cidadão deve procurar um dos equipamentos públicos da Smelj e efetuar a pré-matrícula, basta levar os documentos pessoais e deixar um telefone de contato. Assim que uma vaga for aberta para a opção pretendida, a coordenação do equipamento entra em contato com a primeira pessoa da lista de pré-matrícula.
Após o contato há um prazo para o cidadão apresentar o atestado médico de capacidade física e o restante da documentação para efetivar a matrícula.
Algumas atividades estão com as turmas com lotação completa, pois a procura é grande, mas vagas são abertas constantemente, por desistências ou cancelamento de matrículas. O aluno que tiver duas faltas não justificadas no mês perde a vaga, abrindo espaço para outra pessoa.
“Em Curitiba só fica parado quem quer. A Prefeitura oferece espaços e equipamentos para a prática esportiva, com orientação profissional dos nossos professores. Nossos Centros de Esporte e Lazer e Clubes da Gente também são locais de convivência, os alunos criam vínculos de amizade e acabam virando uma grande família”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.
Vagas disponíveis nas regionais
Bairro Novo: Escalada, jiu-jitsu, capoeira e condicionamento físico. No programa Escola + Esporte = 10 (EE10), de iniciação esportiva para crianças e adolescentes, há vagas para futsal, vôlei, basquete, iniciação esportiva e judô.
Boa Vista: ginástica (adultos), ginástica (terceira idade), alongamento, corrida, taekwondo e judô. No EE10 as vagas são para vôlei, basquete, futsal, badminton e judô.
Boqueirão: alongamento, ginástica para adultos e terceira idade, treinamento funcional, condicionamento físico, corrida, karatê, ginástica rítmica, musculação, ioga e capoeira. No EE10: futsal, vôlei, vôlei de praia, corrida de orientação e judô.
Cajuru: pilates, dança urbana, ginástica localizada, aula de ritmos, jump, corrida, caminhada, treinamento funcional, boxe, karatê, muay thai, tênis, ginástica para adultos e terceira idade, alongamento e dança. No EE10 as opções são futsal, vôlei, ballet e capoeira.
CIC: aula de ritmos, muay thai, ballet clássico, hip hop e condicionamento físico. No EE10 há vagas para basquete, vôlei e futsal.
Matriz: treinamento funcional, corrida, meditação, dança circular e futevôlei. No EE10 as opções são iniciação esportiva e ciclismo.
Pinheirinho: ginástica de adultos e terceira idade, corrida, caminhada e alongamento. Para o EE10 as opções são futsal, vôlei e basquete.
Portão: dança criativa, condicionamento físico, tai chi chuan, jiu-jitsu, karatê, esgrima, boxe, capoeira e muay thai. No EE10 são vôlei, vôlei de praia e luta olímpica.
Santa Felicidade: capoeira, karatê, capoeira, danças urbanas, taekwondo, ginástica para adultos e treinamento funcional. No EE10 as opções são futsal e basquete.
A oferta de vagas é dinâmica. Assim que as vagas são abertas, as pessoas com as pré-matrículas já realizadas são chamadas para as aulas. Para saber qual modalidade está com vagas abertas o ideal é ligar ou comparecer aos locais das aulas.
Acesse aqui todas as informações sobre as atividades, endereços e telefones
Números
– 394 turmas com atividades sistemáticas dos equipamentos da Smelj
– 26 mil alunos atendidos por mês
– 9 espaços com piscinas para natação e hidroginástica
– 250 turmas de atividades aquáticas (natação, hidroginástica)
– 16 mil pessoas atendidas por mês nas piscinas
– 37 espaços esportivos
– 230 profissionais de Educação Física