Robert Prevost é eleito o novo papa e se torna o 1º americano a assumir o cargo

1 Min de leitura

Na tarde desta quinta-feira (8), exatamente às 14h14 (horário de Brasília), o mundo católico assistiu à tradicional fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso: o novo líder da Igreja Católica foi escolhido. Em um momento histórico, o Vaticano anunciou que o cardeal norte-americano Robert Prevost será o novo papa, adotando o nome de Leão XIV. Ele se torna o primeiro papa nascido nos Estados Unidos da América.

O anúncio foi feito pelo protodiácono no balcão central da Basílica de São Pedro, sob aplausos e emoção dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. O conclave, que começou após a renúncia do papa anterior por motivos de saúde, durou três dias e exigiu várias rodadas de votação entre os cardeais.

Natural de Chicago, nos EUA, Leão XIV é conhecido por seu perfil pastoral, dedicado ao diálogo inter-religioso e pela forte atuação nas áreas de direitos humanos e justiça social, principalmente em sua missão anterior no Peru, onde atuou por anos como bispo. Sua escolha representa uma mudança significativa no perfil do papado, tradicionalmente liderado por europeus.

Acompanhe aqui

Compartilhe o artigo