Risco de tempestades fortes em Curitiba e Litoral do Paraná com ventos de até 100 km/h

XV CURITIBA
2 Min Read
Foto: José Fernando Ogura | AEN

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja, indicando a iminência de tempestades severas em toda a região Sul do país. Esse alerta, que se estende até o final do dia, prevê chuvas intensas, variando entre 30 mm e 100 mm, que podem ser acompanhadas por ventos fortes, atingindo velocidades de 60 a 100 km/h, e até mesmo granizo.

Essas condições meteorológicas extremas trazem consigo uma série de riscos significativos. Há uma possibilidade real de interrupções no fornecimento de energia elétrica, principalmente devido à queda de árvores, que podem afetar tanto áreas urbanas quanto rurais. Além disso, plantações podem sofrer danos consideráveis, e o perigo de alagamentos é uma preocupação constante.

Diante desses riscos, as autoridades recomendam precauções específicas. Em situações de rajadas de vento, aconselha-se evitar abrigar-se sob árvores, pois há risco elevado de quedas e descargas elétricas. Também é prudente não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos em caso de colapsos estruturais. Além disso, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida de segurança.

Para mais informações e orientações sobre como proceder em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Estes serviços estão preparados para oferecer assistência e orientações detalhadas para garantir a segurança de todos durante este período de instabilidade climática.

- Advertisement -
Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.