A Prefeitura de Curitiba celebrou nesta quinta-feira (10) os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Eduardo Pimentel com o anúncio de 153 entregas realizadas em diversas áreas da cidade. O balanço das ações foi divulgado por meio de uma carta aberta aos curitibanos, na qual o prefeito destacou iniciativas que vão da habitação e mobilidade urbana até cultura, saúde e sustentabilidade, com foco especial na retomada do Centro da capital paranaense.
Um dos principais marcos destacados por Pimentel é o programa “Curitiba de Volta ao Centro”, voltado à recuperação da área central da cidade. A proposta inclui ações de curto, médio e longo prazo, com eventos como o “Domingo no Centro”, reforço na segurança e obras de infraestrutura. “Estamos investindo para trazer as famílias de volta ao coração da cidade”, afirmou o prefeito.
Na área de habitação, a Prefeitura entregou 100 casas no Bairro Novo da Caximba e tem mais de 400 moradias em construção. Em educação, o programa Vale-Creche passou a atender 3.400 famílias em lista de espera, enquanto mais de 140 unidades escolares foram reformadas e centenas de novos profissionais foram contratados.
A saúde também recebeu investimentos, como a reforma da UPA Boqueirão e a ampliação do ambulatório “Encantar”, que oferece atendimento a crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, foi lançado o programa “Especialidades em Ação”, para ampliar o acesso a exames e consultas.
Em relação à mobilidade, a Prefeitura implantou tarifa reduzida aos domingos, entregou 102 novos ônibus equipados com câmeras e dispositivos de acessibilidade, além de garantir Tarifa Zero para desempregados. Foram criadas novas integrações no sistema e entregues 66 km de asfalto novo. Entre as obras estruturantes, destacam-se o início da construção de duas trincheiras na Linha Verde, conectando os bairros Xaxim e Capão Raso, e a autorização para o viaduto entre Curitiba e Pinhais.
Curitiba também ganhou seu primeiro Hospital Veterinário Municipal e plantou 50 mil árvores em ações de ampliação de áreas verdes. Na área de assistência social, o município implantou um vale-alimentação de R$ 400 para mil catadores e reforçou a rede de Armazéns e Sacolões da Família.
Pensando na qualificação e no emprego, o prefeito anunciou o lançamento do Vale-qualificação, do Sine Móvel, e a expansão do Tecnoparque. Além disso, assinou um decreto que viabiliza a permuta de imóveis municipais para construção de novos equipamentos públicos por meio de parcerias público-privadas.
A carta ainda destacou a criação do Estúdio Riachuelo, um novo espaço de criatividade e tecnologia, e a realização de grandes eventos que contribuíram para consolidar Curitiba como um polo turístico e cultural. Novas áreas de convivência e o fortalecimento da programação cultural gratuita também foram mencionados como parte do esforço para promover o bem-estar da população.
Ao final do comunicado, Pimentel agradeceu à população, servidores e parceiros, reforçando o compromisso de seguir ouvindo os curitibanos e promovendo uma gestão voltada ao desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade. “Esse é apenas o começo”, concluiu.