A revitalização da trincheira da Linha Verde com a Rua Emanoel Voluz, no Pinheirinho, deve ser concluída nesta semana. No atual estágio, as equipes da Prefeitura estão fazendo a manutenção dos de gradis de proteção para pedestres.
O trabalho de revitalização da estrutura de 4,8 mil metros quadrados, começou no dia 11 de janeiro. O primeiro passo, foi a lavagem do concreto com caminhão equipado com hidrojato abastecido por água de reuso, para remover a sujeira e fuligem do concreto acumulada ao longo dos anos.
“Foi uma ação em que tivemos que contar com a cooperação de outros órgãos como Urbs e Setran, uma vez que obrigou a realização de bloqueios de trânsito e desvios de linhas de ônibus”, explicou a engenheira Paula Guedes, do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Pintura e verniz antipichação
Após a lavagem, foi feito o trabalho de regularização de superfície em locais com desgaste do concreto e de armaduras expostas. Eliminadas as trincas e irregularidades, veio a etapa da pintura. Os técnicos optaram por usar tinta látex acrílico premium para garantir boa cobertura de manchas e resquícios de pichações.
Por fim, foi aplicado o verniz antipichação, um composto de poliuretano acrílico bicomponente, que garante a proteção da pintura contra fuligem, pichações, facilita a limpeza, e protege contra chuva e os raios do sol.
Zelando pela cidade
Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a recuperação de trincheiras e viadutos é muito importante para a cidade.
“Manter estas estruturas limpas e funcionais, além de contribuir para maior fluidez de veículos, ainda mostra que o poder público zela pela cidade e faz a manutenção constante dos equipamentos urbanos”, disse o secretário.
Além da pintura da estrutura de concreto, os gradis de proteção dos pedestres no entorno da trincheira também estão recebendo manutenção. As equipes estão fazendo a reposição das partes faltantes, reforço da fixação dos gradis existentes, tratamento da corrosão e pintura de aproximadamente 150 metros das estruturas de ferro.
Além da trincheira da Rua Emanoel Voluz, outras trincheiras da região foram contempladas com limpeza e pintura antipichação no ano passado. Entre elas a trincheira da Rua Pedro Magalhães de Oliveira e da Rua Marechal Saldanha Mazza.