O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (31/10), no gabinete do Palácio 29 de Março, o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich. Eles falaram sobre formas de incrementar as relações entre o país do Oriente Médio e a capital paranaense. É a primeira visita oficial do cônsul-geral a Curitiba.
Entre os assuntos, a área de energias renováveis, que representa um promissor elo entre as duas partes, além das possibilidades de ampliação de negócios, atração de investimentos, inovação, tecnologia e intercâmbio cultural.
O prefeito agradeceu a visita e destacou a relevância da cultura judaica na capital. "É uma comunidade muita ativa e com tradição em Curitiba. Tivemos dois prefeitos judeus, Saul Raiz (1975 e 1979) e Jaime Lerner (1971 a 1974; 1979 a 1983 e 1989 a 1992)", lembrou o prefeito.
A cidade está em negociação avançada com a Câmara de Comércio Paraná – Israel para assinatura de um acordo de cooperação que trará investimentos e tecnologias.
Sustentabilidade
Curitiba e Israel desenvolvem robustos programas de sustentabilidade.
Israel, por exemplo, vem ampliando significativamente o uso de energia solar e pretende eliminar a utilização de carvão até 2025.
Curitiba, por sua vez, segue no mesmo caminho, sendo uma referência nacional em energia solar, além de uma série de programas ambientais desenvolvidos dentro do Curitiba Mais Energia, como a Usina Solar do Caximba e o Bairro Novo do Caximba, o uso de painéis solares nos edifícios municipais, o programa de plantio de árvores e a volta da Família Folhas, que busca envolver cada vez mais a comunidade nas ações ambientais.
"Curitiba é uma cidade linda e muito organizada”, disse o cônsul", que chegou ao Brasil em 2021 e já atuou na Itália, em Portugal e na República Dominicana.
Comunidade Internacional
Além de ações práticas com impacto positivo na cidade e de redução dos impactos do aquecimento global, o programa representa uma importante política de Relacões Internacionais da capital, na medida em que envolve o município com organismos internacionais relevantes (parceiros e financiadores). É o caso da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e do C40 (a rede internacional com quase cem cidades com atuação climática relevante).
Segurança
Israel também é referência em tecnologias voltadas à segurança, o que pode ser vir a ser uma área de parcerias na medida em que outro dos grandes programas desenvolvidos na capital é a Muralha Digital.
Comunidade
A capital paranaense registra uma antiga e acentuada presença de judeus, população que têm em Israel o Estado de referência no mundo. Estima-se que haja 1.000 famílias na cidade, boa parte delas tradicionais no cenário curitibano.
A migração remonta principalmente à chegada de judeus nos anos 1880, com poloneses e eslavos que vinham da Europa para o Brasil. A fundação da União Israelita do Paraná, que concentrava as celebrações judaicas e ajudava a amarrar os laços da comunidade, ocorreu em 1913.
Curitiba têm duas sinagogas a Francisco Frischmann e Anussim Brasil
Participaram da visita, a adido econômico de Israel em São Paulo, Yarden Yiftach; a assessora econômica do Consulado de Israel em São Paulo, Fernanda Sobreira; o líder do governo municipal na Câmara, Pier Petruzziello; o vice-presidente da Federação Israelita do Paraná, Salmo Haskim; o presidente da Câmara de Comércio Paraná-Israel, Gabriel Zugman; o diretor da Câmara de Comércio Paraná-Israel, Gustavo Berman; a diretora da Câmara de Comércio Paraná-Israel, Ester Peceniski; e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.