O terrível ataque nesta segunda-feira (19) na escola estadual Helena Kolody em Cambé, região norte do Paraná, causou indignação e tristeza em todo o Brasil, com líderes políticos expressando sua consternação e solidariedade para com as vítimas e suas famílias.
O Presidente Lula recebeu a notícia com “muita tristeza e indignação”. Em sua declaração, Lula condenou a violência e o ódio que, infelizmente, levaram a “mais uma jovem vida tirada”. Ele insistiu na urgência de “construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas” e enviou suas “preces para a família e comunidade escolar.”
O Governador do Paraná, Ratinho Junior, também expressou sua indignação e pesar diante da violência brutal do ataque. “O assassino foi preso, será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu”, disse ele, reafirmando o compromisso do Estado com a justiça. Como governador e pai, ele expressou sua solidariedade aos familiares das vítimas neste “momento de dor tão profunda”. Ele afirmou que o Paraná está em luto.
Rafael Greca, prefeito de Curitiba, capital do Paraná, igualmente manifestou seu pesar diante do atentado e sua solidariedade para com os familiares e a comunidade escolar.
O Senador Sergio Moro, famoso ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, também lamentou o ocorrido. Ele insistiu na importância de lembrar as vítimas, enquanto os agressores devem ser “punidos e esquecidos”. Ele reforçou que todas as informações sobre o ocorrido ainda estão sendo apuradas e expressou sua solidariedade em “neste momento de dor”.
A tragédia na Escola Helena Kolody ressalta a importância urgente de tratar da violência nas escolas, um tema que agora voltou ao centro do debate público nacional.