A Receita Federal realiza a partir de hoje o quarto leilão regional de mercadorias apreendidas no Paraná. Ao todo, serão 286 lotes, compostos por veículos usados, celulares, videogames e outros tipos de eletroeletrônicos. As propostas podem ser apresentadas até a próxima segunda-feira (17). Os lances são realizados através de sistema disponibilizado no Portal e-CAC (Central de Atendimento Virtual ao Contribuinte).
Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, sendo que 186 lotes têm concorrência restrita apenas a pessoas jurídicas por serem de lotes de mercadorias que podem ser destinados à revenda ou ter uso comercial. De acordo com a Receita, as mercadorias têm valor estimado de R$ 31,2 milhões.
Na terça-feira (18), às 10 horas, as propostas serão reveladas e terá início a sessão pública de lances para os lotes em que a concorrência foi mais acirrada, conforme as regras do leilão.
Os produtos apreendidos abrangem seis unidades da Receita Federal: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Itapoá, Joinville e Maringá. As pessoas físicas que quiserem participar do certame têm um limite na quantidade de lotes para os quais podem apresentar propostas.
Segundo informações da Receita Federal, o valor do lance vencedor deverá ser pago integralmente até o primeiro dia útil subsequente à data de adjudicação.
Outra possibilidade é o pagamento do percentual de 20% do valor do lance até o primeiro dia útil subsequente à data de adjudicação, como forma de sinal. O pagamento restante, de 80% do valor do lance, deve ser pago no prazo de 8 dias seguidos, contados da data da adjudicação.
Confira os limites:
- até 02 lotes do total de lotes do tipo "veículo";
- até 02 lote do total de lote do tipo "videogame";
- até 02 lotes do total de lotes do tipo "relógio/parte".
- até 01 lote do total de lotes do tipo "moto aquática".
- até 01 lote do total de lotes do tipo "embarcação".
Como funciona o leilão
Os interessados em adquirir as mercadorias nos leilões online da Receita Federal podem acessar a página do órgão e clicar no link Leilão. Nesta sessão é possível conferir quais são os editais abertos e os procedimentos necessários para participar.
O leilão da Receita é composto de até duas etapas. Na primeira, às cegas, os interessados apresentam suas propostas e são considerados vencedores os maiores lances, caso não haja outros lances iguais ou superiores a 90 % da maior oferta.
Se houver lances próximos, todos os que se enquadrem nessa condição estarão classificados para a segunda etapa, onde poderão aumentar suas propostas e vencer o certame. Esta sessão pública está prevista para ocorrer no dia 18 de maio.