O início do ano pode ser celebrado com a alta gastronomia do Raulino Cozinha Autoral. Pratos com frutos do mar são ainda mais atraentes nessa temporada de verão. Frescos e leves, costumam ser ótimas pedidas para dias quentes, até mesmo por geralmente serem harmonizados com vinhos brancos ou rosés servidos frios – ou mesmo drinks. No Raulino Cozinha Autoral, são diversas opções que inovam essa pedida.
“Hoje, muitas pessoas assistem programas culinários de TV, buscam mais informações sobre gastronomia na internet e outras fontes, como escolas especializadas, por isso nossa luta diária é surpreender com o máximo de sabor e serviço de excelência”, explica André Raulino, chef da casa. Em suas criações, há referências que passam por países como Peru, além da base francesa e italiana de sua formação, com uma mescla de identidades ocidentais e orientais.
Ingredientes delicados da cozinha oriental aparecem com frequência nos pratos assinados por Raulino. Na entrada de Camarões, por exemplo, tem camarões rosa empanados em flocos de milho crocante com molho de ostra, rabanete, kastuobushi (conserva seca de atum, típica da culinária japonesa) e edamame (vagem verde bem tradicional de ser servida como snack em izakayas no Japão).
Um dos maiores sucessos da casa é o Nori com Lagostim, pedida leve e marcante. “Escuto muito dos clientes como este é um prato que faz os clientes esquecerem de um dia difícil do trabalho e apenas aproveitarem o momento”, revela o chef. A entrada conta com creme de limão artesanal, pepino crocante, óleo de gergelim e lagostim grelhado. É um prato que requer atenção aos detalhes, algo bem destacado na apresentação, que leva parte dianteira do lagostim com a carne do crustáceo sobre o creme e o nori.
A limpeza do lagostim requer uma prática atenta, para soltar a cauda e abri-la em um corte certeiro, sem acertar a carne. O lagostim é grelhado em frigideira e temperado com sal, para ressaltar o sabor original e marcante do crustáceo. O creme de limão taiti com pasta de alho, leite e pimenta contrasta em um sabor cítrico e refrescante. Na finalização, entram gergelim em grãos, óleo de gergelim e ovas, dependendo da temporada dos peixes: ou o chef usa tobikô (de peixe voador) ou ikurá (de truta). “Vario mesmo as receitas mais famosas da casa de acordo com insumos frescos da temporada, sem perder a identidade de casa prato”, confidencia Raulino.
O Raulino Cozinha Autoral funciona na Rua Recife (nº 220), no bairro Cabral, em Curitiba, de terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h; aos sábados, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h, e aos domingos e feriados, das 11h às 15h. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 92004-7748 ou pelo e-mail raulinorestaurante@gmail.com. Mais informações no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@raulinorestaurante).