O governador do Paraná, Ratinho Junior, participa na tarde deste domingo (6) de um ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, no centro de São Paulo. A manifestação reúne milhares de apoiadores e tem como principal pauta o pedido de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Ratinho Junior está ao lado de outros governadores aliados ao ex-presidente, como Romeu Zema (Minas Gerais – Novo), Tarcísio de Freitas (São Paulo – Republicanos) e Ronaldo Caiado (Goiás – União Brasil).
Além dos governadores, também participam do ato parlamentares e lideranças políticas, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), que discursou em defesa do projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos.
O protesto teve início por volta das 14h, com uma oração conduzida pela deputada federal Priscila Costa (PL-CE), vice-presidente do PL Mulher. Do alto de um trio elétrico, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também discursou, pedindo uma “anistia humanitária” e saindo em defesa da cabeleireira Débora Rodrigues Santos, presa por ter pichado uma estátua com batom em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante o ato, manifestantes vestidos de verde e amarelo exibem batons — inclusive infláveis — em alusão ao caso da pichadora. Discursos também têm trazido críticas ao STF, como o do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que chamou os ministros de “ditadores de toga”.