O deputado Ratinho Junior (PSD), em visita a Israel, conheceu um novo processo tecnológico de tratamento de resíduos sólidos urbanos. Denominada ArrowBio, a nova solução apresentada para Ratinho é capaz de minimizar, substancialmente, as emissões de gás de efeito estufa “metano” presentes em aterros e lixões nos municípios paranaenses.
Ratinho conheceu o sistema em visita técnica, este mês, à TelAviv, que desenvolve o programa “Cidade Inteligente”, implementado pelo município e reconhecido em todo o planeta como referência em produção e engajamento tecnológico.
Testes – O processo, explicou Ratinho Junior, foi testado nos últimos cinco anos em laboratório e testes de campo na planta semi-industrial perto da cidade de Hadera, em Israel. “Foi aprovado (o sistema), por cientistas de Israel, dos EUA e outros países, como mais eficaz e economicamente melhor do que todos os métodos existentes”, disse o deputado.
Ratinho explicou ainda que o processo ArrowBio é uma tecnologia única que consegue tratar e recuperar materiais dos resíduos, além de produzir Biogas, “que é uma energia alternativa, limpa e verde para transporte, aterros e usinas”.
Solução integrada – Disse ele ainda que o processo ArrowBio é uma solução integrada classifica, limpa e separa os materiais recuperáveis. “E através de técnicas hidromecânicas e únicas optimizadas de bio-tecnologia, produz Biogás (Metano-gás natural e CO2), fertilizante e água”.
Além do impacto ambiental positivo, Ratinho Junior destacou ainda os efeitos econômicos com a implantação do sistema. Citou o caso da cidade de Nova York que gasta, hoje, US $ 350 milhões por ano, após o tratamento de coleta.
“Só a renda potencial do biogás do ArrowBio, a partir dessa quantidade de MSW (resíduos sólidos municipais), é praticamente a mesma, e os rendimentos de materiais recuperados devem ser adicionados”.