Na manhã desta terça-feira (1º), um avião de pequeno porte se envolveu em um incidente no Aeroporto Regional de Maringá. De acordo com a superintendência do aeroporto, o avião era utilizado para instrução e realizava uma manobra conhecida no setor de aviação como “toque-arremetida” (TGL), que consiste em um treino de pouso.
Durante a execução da manobra, a aeronave foi atingida por uma rajada de vento extremamente forte, o que resultou em um movimento brusco de cambalhota, conhecido como “pilonagem”, quando a parte frontal do avião atinge o solo. Apesar do susto, tanto o aluno quanto o instrutor que estavam a bordo saíram ilesos.
O aeroporto de Maringá é frequentemente utilizado por aviões de várias escolas de aviação e aeroclubes para treinamentos, sempre em horários alternativos, fora do período de voos comerciais. As autoridades aeroportuárias confirmaram que o incidente será comunicado à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no entanto, as investigações devem ocorrer apenas no âmbito administrativo.