A Prefeitura de Curitiba reforçou a equipe de trabalho e o conhecimento acadêmico com a contração de 173 novos estagiários de ensino superior. Todos participam do programa UniverCidade, lançado pela Prefeitura em parceria com universidades da capital no ano passado.
Nesta quinta-feira (21/2) os novos estagiários participaram de uma cerimônia de boas-vindas comandada pelo prefeito Rafael Greca, pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor doutor Ricardo Marcelo Fonseca, e pelo presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.
Todos os estudantes estão no terceiro e quarto anos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Design, Geografia, Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Agronomia, Tecnologia em Processos Ambientais e Zootecnia.
LEIA MAIS:
O prefeito Rafael Greca contou aos estudantes que também foi estagiário na Prefeitura de Curitiba. “Ao ver vocês tão moços, tão jovens, me lembro do dia em que entrei na Prefeitura para ser estagiário do Ippuc, convidado pelo então prefeito Jaime Lerner”, disse o prefeito.
“Como fiquei alegre em poder fazer parte do quadro do Ippuc, e como eu vibrava cada vez que nós fazíamos uma ação em favor da cidade”, completou Greca.
Os 173 estagiários vão atuar nas secretarias do Governo (SGM), Urbanismo (SMU), do Meio Ambiente (SMMA) e no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Experiência
Entre os jovens a expectativa pelo novo desafio é grande. Patrícia Ivanoski, 21 anos, é estudante de Arquitetura e Urbanismo na Unicuritiba e vai fazer estágio no setor de patrimônio histórico do Ippuc. “Já fiz estágios em escritórios particulares. Mas agora vai ser diferente. Vou trabalhar com a parte que cuida das edificações históricas da cidade. Será uma experiência bem importante para o nosso futuro”, disse Patrícia.
Allan Feliph, também estuda Arquitetura e Urbanismo e faz estágio no Ippuc. “Os profissionais do instituto são muito bons. Estou aprendendo bastante coisas, às vezes até mais que na faculdade”, afirmou.
Programa
Pelo UniverCidade os contratos de estágio são válidos por dois anos e incluem bolsa no valor médio de R$ 1.000,00 e auxílio transporte com duas passagens por dia. A carga horária é de quatro horas diárias, nos períodos da manhã ou tarde, somando 20 horas semanais. O investimento do município no programa neste ano é de R$ 2,9 milhões.