O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável do Paraná e prefeito emérito de Curitiba, Rafael Greca, publicou neste domingo (21) uma homenagem emocionada ao Papa Francisco, que faleceu na manhã de hoje, no Vaticano. Em vídeo publicado nas redes sociais com a legenda #BenditoSejaFrancisco, Greca expressou seu pesar com um tom carregado de sentimento religioso, espiritual e universal.
“Profundamente consternado, com o coração apertado, eu louvo a entrada no céu do nosso Papa Francisco”, afirmou. Para o ex-prefeito, o falecimento do pontífice representa uma perda para o mundo, mas também a celebração de uma vida dedicada à humanidade. “Se há luto na Terra, há alegria no Céu”, declarou.
Durante a gravação, Greca exaltou a trajetória do papa argentino, destacando seu carisma e importância para diferentes culturas. “Sendo jesuíta, se fez chamar Francisco. Sendo argentino, se fez universal e comungou com as pessoas de todas as culturas”, disse. O secretário ainda recordou uma fala bem-humorada do Papa durante visita ao Brasil: “O Papa é argentino, mas Deus é brasileiro”.
Greca também mencionou a encíclica Laudato Si, uma das obras mais emblemáticas do Papa Francisco sobre sustentabilidade e cuidado com o planeta, como uma inspiração constante tanto em sua atual função no Governo do Paraná quanto durante seus mandatos como prefeito de Curitiba. “Laudato Si é meu livro de cabeceira”, revelou.
Ao encerrar a homenagem, Greca classificou Francisco como “o primeiro Papa cristão”, exaltando sua mensagem de paz, fraternidade e compromisso com os valores humanos. “Esse Papa foi grande e foi nosso, mas agora ele pertence à história e à humanidade”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp (41) 98764-2955 📲
👉 Clique aqui e fale direto conosco