Na manhã deste sábado (27), a convenção do PSOL confirmou a professora Andrea Caldas como candidata à prefeitura de Curitiba. A chapa, composta exclusivamente por mulheres, inclui a servidora municipal Letícia Faria como vice, formando a primeira candidatura 100% feminina nas eleições deste ano.
A oficialização da candidatura ainda aguarda a formalização da decisão do partido junto à Justiça Eleitoral. Com a desistência do PT em lançar um candidato próprio à prefeitura de Curitiba, Andrea Caldas emerge como a principal opção do eleitorado de esquerda na capital. Esta é a primeira vez desde a redemocratização que o Partido dos Trabalhadores não participa da composição de uma chapa nas eleições municipais de Curitiba.
Andrea Caldas é pedagoga e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também atua como professora. Letícia Faria, a candidata a vice-prefeita, é enfermeira e servidora pública concursada em Curitiba, com oito anos de experiência no Hospital do Idoso Zilda Arns.