O protesto ‘Não existe estupro culposo’ começou a ser organizado e marcado para este sábado (07) com o objetivo de pedir justiça para a falta de segurança, apoio e acolhimento às mulheres no Brasil. A manifestação vai acontecer na Praça Santos Andrade, as 14 horas.
O evento começou a ser organizado após o Intercept Brasil vazar as imagens do julgamento do caso Mariana Ferrer.
"Foi a público nesta terça-feira o video da audiência do crime de estupro contra Mariana Ferrer, onde ela é escancaradamente culpada pelo crime do qual foi vítima!
O advogado Cláudio Gastão, humilhando-a, deturpando provas, enquanto o juiz Rudson Marcos se cala diante das agressões psicológicas. E inventa uma sentença. AFINAL, não existe estupro sem intenção de estuprar. É um completo absurdo. Mais uma vez, vemos a vitima sendo culpada e o culpado saindo impune. Essa não é a primeira e nem a última vez: o descrédito à denúncia e os ataques à vítima no caso Gean Loureiro repetem essa história, assim como em tantos outros milhares pelo país. O caso fica ainda pior, quando os abusadores são ricos e poderosos. A cultura do estupro cala as mulheres, que não denunciam por medo das represálias, por medo de finais como esses! NÃO VAMOS NOS CALAR! Vamos às ruas exigir O fim da cultura do estupro! Um novo julgamento urgente! Estupro culposo não existe! Justiça para as mulheres!", diz convite.
Os organizadores pedem respeito as normas de distanciamento social e combate ao Covid-19, como o uso de máscaras.