Curitiba pode ganhar um novo aliado para segurança no trânsito: a “Faixa Azul” para motos. A proposta, apresentada pelo vereador Olimpio Araujo Junior (PL) através do Projeto de Lei 25/2025, busca reduzir acidentes e trazer mais fluidez às vias movimentadas da capital paranaense. A ideia é inspirada no modelo implementado em São Paulo, que já conseguiu zerar óbitos por colisões de motos em alguns trechos onde a iniciativa foi aplicada.
Segundo o vereador, a “Faixa Azul” não será uma via exclusiva para motocicletas, mas uma demarcação no asfalto entre as faixas de automóveis. O objetivo é organizar o tráfego das motos em situações de congestionamento, promovendo um trânsito mais seguro e disciplinado sem alterar a dinâmica das vias. “É uma solução inteligente e eficaz para garantir maior segurança e mobilidade a todos”, destacou Olimpio Araujo Junior.
A implementação do projeto ganha relevância diante do aumento expressivo do uso de motocicletas em Curitiba, seja para transporte pessoal ou serviços como entregas e moto táxi. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram um crescimento significativo no número de veículos de duas rodas no estado: de 1.231.152 em 2014 para 1.566.104 em 2023, o que representa uma alta de 27,2% em apenas uma década.
Infelizmente, esse crescimento também reflete nos números alarmantes de acidentes. Entre 2014 e 2023, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) registrou 103.028 internações de motociclistas na rede pública devido a acidentes de trânsito. No mesmo período, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) contabilizou 7.272 mortes de motociclistas, reforçando a urgência de medidas que aumentem a segurança viária.
O Projeto de Lei 25/2025 já foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba e agora passará por análise da Procuradoria Jurídica, antes de ser debatido nas comissões permanentes da Casa. Se aprovado, a capital poderá se tornar um exemplo de como medidas simples e bem planejadas podem salvar vidas e transformar a mobilidade urbana.