Projeto da Sanepar vai investir R$ 3,6 milhões na limpeza das praias do Litoral do Paraná

5 Min de leitura
Foto: André Thiago Chaves Aguiar/Sanepar

A 13ª temporada da limpeza da orla das praias do Paraná, projeto desenvolvido pela Sanepar, começa na próxima sexta-feira (19) e prevê a contratação de 181 empregados para a coleta de resíduos sólidos da areia.

O investimento da Companhia no programa é de R$ 3,6 milhões. Além de impulsionar a economia do Litoral com a geração de empregos, promove o cuidado com o meio ambiente. Só no último verão (2024/2025), os contratados coletaram 457 toneladas de lixo das areias, que foram destinadas aos lugares corretos.

“Sem essas pessoas, seria muito difícil fazer a manutenção dos resíduos com tantos turistas circulando. A Companhia se preocupa com esses trabalhadores. Saber que estamos contribuindo não só para o meio ambiente, mas também para a renda familiar e a economia local, é muito gratificante”, ressalta Bley.

Com mais de uma década de realização, o projeto tem contratados que já são parte da história do programa, como a dona de casa Rosemari dos Santos, 68 anos, que há dez anos está entre as contratadas para atuar na retirada dos resíduos.

Conhecida em Pontal do Paraná como “Rosemari da Xepa”, foi coletora no primeiro ano que trabalhou para o projeto. Da catação de resíduo na orla durante as madrugadas, nos anos seguintes subiu de posto, e hoje é supervisora de uma equipe de 17 pessoas que atua nos verões do município. “A Sanepar fez mudanças que foram ótimas para nós, que trabalhamos na areia. Tenho pessoas na minha equipe que já estão há quatro, cinco, seis, anos comigo”, conta.

Rosemari vive no Balneário Shangri-lá e a temporada de verão é quando garante renda familiar para o ano, que reforça os ganhos do marido, que é pedreiro. “Amo esse serviço, rendeu bons frutos para minha família, já conquistei carro e casa própria”, diz.

Com a experiência de uma década de coleta do que os turistas “esquecem” nas praias, ela dá dicas de como contribuir para que o Litoral continue um lugar agradável e preservado. “Se você fuma, não jogue a bituca na areia, isso ajuda nosso trabalho e os animais também, aproveite a praia, mas seja consciente”, enfatiza.

Ela relata perceber que, ano a ano, os veranistas estão mais conscientes a respeito da limpeza do meio ambiente, e outras situações de cuidado com a natureza. “No nosso trabalho, encontramos muitos animais marinhos mortos, é muito triste. São tartarugas, peixes e até golfinhos que morrem por causa do lixo que permanece na areia e vai para a água”, afirma.

Por isso, destaca a trabalhadora, a sacola distribuída aos veranistas pela Sanepar é importante. “Recebendo a sacola, ele é orientado a jogar os resíduos no lugar correto”.

CUIDADO INTEGRAL – O coordenador de integração socioambiental da Sanepar, Guilherme Zavataro, ressalta a importância da ação às populações locais. “Algumas pessoas esperam o ano todo para trabalhar com a Sanepar durante a temporada. Muitas não encontram espaço no mercado de trabalho local e, no verão, conseguem desempenhar funções que são essenciais para que as praias permaneçam limpas”, diz.

Para dar suporte e bem-estar ao árduo trabalho realizado pelos empregados, a Companhia assegura aos contratados temporários alimentação pela manhã e pela tarde; água potável com gelo; equipamentos de proteção individual (EPIs), como roupas adequadas e itens para proteção do sol, além do treinamento e acompanhamento do trabalho desenvolvido.

MISSÃO DE TODOS – O trabalho de coleta de lixo público ou das equipes da Sanepar é importante, mas cada veranista pode contribuir com a limpeza das orlas. Criar essa consciência é um dos objetivos do projeto.

Por isso, além de contar com equipes de coleta do lixo e entregar as sacolinhas, a Sanepar recomenda aos veranistas que levem sempre uma sacola extra para a praia, para colocar o lixo gerado por sua família durante o passeio; separe os resíduos orgânicos dos recicláveis e descarte lixeira apropriada para cada tipo de material.

 

Compartilhe o artigo