Com o objetivo de eliminar barreiras à livre concorrência, o vereador Rodrigo Marcial (Novo) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que revoga a exigência de distância mínima entre postos de combustíveis e autoriza a instalação desses estabelecimentos no centro da cidade e em grandes comércios. “A medida corrige distorções regulatórias que impõem barreiras desnecessárias ao desenvolvimento urbano e ao acesso da população a serviços essenciais”, defende o parlamentar.
Além da revogação da distância mínima atualmente exigida entre postos, o projeto prevê o fim da proibição para instalação desses empreendimentos no núcleo central da cidade, área delimitada por ruas como Ubaldino do Amaral, Presidente Affonso Camargo, Sete de Setembro e Desembargador Motta. Também será permitido o funcionamento de postos em supermercados, hipermercados, shopping centers e estabelecimentos congêneres (005.00223.2025).
Projeto altera legislação vigente em Curitiba
A proposta modifica trechos da lei municipal 8.681/1995 e revoga integralmente a lei 11.368/2005 e dispositivos da lei 12.173/2007. Essas normas, em vigor atualmente, proíbem postos de combustíveis no centro da cidade e em grandes estabelecimentos comerciais, além de exigirem um distanciamento mínimo de mil metros entre empreendimentos do setor.
Segundo Rodrigo Marcial, as restrições previstas nas legislações anteriores não se justificam sob o ponto de vista técnico ou ambiental. “Os avanços nas normas de segurança e nas tecnologias adotadas nesses empreendimentos garantem sua compatibilidade com o meio urbano, independentemente da distância entre eles, minimizando eventuais impactos ambientais e urbanísticos”, afirmou o vereador.
Na justificativa, Marcial cita que, atualmente, o núcleo central de Curitiba possui oito postos de combustíveis e serviços. O autor argumenta que a limitação existente compromete o atendimento à população e prejudica a competitividade no setor. “Ao concentrar serviços em locais estratégicos, reduz-se o deslocamento necessário para o abastecimento de veículos, contribuindo para um trânsito mais eficiente e sustentável”, argumenta.
O projeto de lei tramita nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba, onde está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após essa etapa, seguirá para os demais colegiados pertinentes e, caso aprovado, será incluído na pauta de votações do plenário.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!