Conecte-se conosco

Arte

Programa Guritiba apresenta cursos de férias online com cenógrafa do Castelo Rá-Tim-Bum e também de RAP e Hip Hop

Publicado

em

O Programa Guritiba – projeto cultural e social que tem como principal foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias – apresenta em sua programação de julho, cursos dinâmicos e criativos de férias em arte educação.

A programação, que será feita de forma online, contará com um curso de férias apresentado pela cenógrafa Lu Grecco (capa), que tem o objetivo de ensinar a pais e educadores técnicas de como construir cenários infantis com a utilização de materiais simples, como papelão e E.V.A. Formada pela Escola de Belas Artes de São Paulo, arte-educadora e cenógrafa desde 1990, Grecco já atuou em diversos segmentos do mercado, tendo criado cenografia de peças teatrais, óperas, exposições e eventos, além de programas premiados, como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, O Mundo da Lua, entre outros, durante sua atuação na TV Cultura durante 12 anos.

Dominando essas técnicas é possível ensinar as crianças a confeccionarem teatrinhos de fantoches ou, até mesmo, criarem diversas possibilidades de novas brincadeiras, com os cenários que podem ser construídos em casa. São métodos de pintura, colagem e acabamento que vão se transformar em um mundo de sonhos e muitas históricas”, explica Lu Grecco.

O curso gratuito ocorrerá nos dias 24 e 31 de julho (bem como nos dias 7 e 14 de agosto), às 10h, ao vivo pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla, com links disponíveis nas redes sociais oficiais e no site: programaguritiba.com.br

Oficina de de Rap será apresentada pelo bacharel em música na UFPR, DJ BK12 (Divulgação)

Além da participação da reconhecida cenógrafa, a programação do Programa Guritiba ainda apresenta duas oficinas com conteúdos sobre Rap e Hip Hop para as crianças e toda a família. A de Rap será apresentada pelo bacharel em música na UFPR, com formação no conservatório de Curitiba, pós-graduação em Gestão e Produção de RTV pela Universidade Tuiuti do Paraná, DJ BK12. O musicista, produtor e agente cultural, que é conhecido por sua ampla pesquisa no estilo musical, foi o responsável por fundar o primeiro selo de Rap da cidade, a Lapaz Records, em 1998. No curso, o profissional apontará os recursos técnicos da construção da poesia da linguagem musical do Rap, por meio de um encontro dinâmico e cheio de dicas, apresentando a história e a construção desta forma poética de atuação artística.

A oficina conta a história e a essência do movimento. O conteúdo também apresenta os 4 elementos dj, mc, b.boy e grafitti, entre outros pontos da estrutura do Hip Hop. Além da abordagem histórica, uma visão prática, que nos aproxima ainda mais do movimento cultural que cresce cada vez mais no País”, explica o DJ BK12.

O curso gratuito será transmitido a partir do dia 30/07, ficando disponível até final de novembro no site: programaguritiba.com.br

Oficina de Hip Hop será apresentada pelo produtor Eibe Lapaz (Divulgação)

Já a Oficina de Hip Hop será apresentada pelo produtor Eibe Lapaz. Mc desde 1993 e já tendo atuado com a Lapaz Records em 1998, Lapaz produziu mais de 2000 beats, instrumentais de rap, assim como mais de 20 álbuns de diversos artistas da cidade, com 3 álbuns lançados. Em sua oficina, que é destinada a crianças e adolescentes adultos, o produtor visa atuar com teoria e prática, aproximando a linguagem artística do Hip Hop, indagando sobre a origem dessa arte e como ela atua socialmente, sendo um convite ao aprendizado sobre o estilo.


O curso será transmitido nos a partir do dia 30/07, pelo site: programaguritiba.com.br. O conteúdo fica disponível no site do projeto até novembro deste ano.

 

Espetáculo “Fuzuê do Pererê” com transmissão online


Com o sucesso de sua exibição no último mês, o Programa Guritiba reapresenta o espetáculo infantil “Fuzuê do Pererê”, do Grupo Tupi Pererê.

Com um jeito divertido de festejar os ritmos brasileiros, as histórias, as adivinhas, as parlendas e outras expressões do universo infantil, a peça é um recorte com jogos cantados e contos da cultura popular, trazendo brincadeiras e um mix de canções autorais e do cancioneiro popular, de forma lúdica, interativa e recreativa.

O Grupo Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas, que, além de cantar e encantar crianças de todas as idades, tem projetos artísticos voltados à infância, sempre atuando com um olhar crítico para análise de suas produções e aprofundamento pedagógico. Os integrantes ainda exercem dupla função, desempenhando papeis como artistas e se dedicando às salas de aula como professores.

“Fuzuê do Turerê”  será transmitido no dia 25 de julho, das 9h às 21h, pelo site: programaguritiba.com.br

O Programa Guritiba é uma realização do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, apresentado pela New Holland Agriculture, Caterpillar e Banco CNH Industrial, com patrocínio da Fibracem e Novozymes, em parceria com o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Laquila, Peróxidos do Brasil, Merco, Berneck e Schattdecor. Acompanhe o programa pelas redes sociais, pelo Facebook e Instagram @programa.guritiba ou pelo site www.programaguritiba.com.br. Toda programação conta com legendas e audiodescrições.


 

Publicidade