O ISAE Escola de Negócios, uma das principais instituições de ensino do país, promoveu um Road Show bem diferente pelo Paraná nas últimas semanas. Por meio de seu Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, realizado em parceria com o Sescoop Paraná, a instituição rodou o Estado visitando 70 cooperativas em mais de 20 cidades de todas regiões do território paranaense.
Durante o Road Show, os participantes foram convidados a mostrar seus pitches (método utilizado para vender novas ideias para investidores), criados e gravados pelas cooperativas, assim como o planejamento que construíram ao longo do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, com o intuito de apresentar suas soluções inovadoras e métodos de aplicação da nova cultura. Pioneiro no Brasil e no mundo, o programa do ISAE foi estruturado em trilhas de conhecimento comuns e específicas, além de contar com um laboratório de inovação para o desenvolvimento das oportunidades de cada cooperativa.
Thiago Martins, coordenador do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense e do ISAE Inova, área estratégica de inovação do ISAE, conta que as visitas às cooperativas têm ajudado a entender como a nova ferramenta está contribuindo para cada cooperativa. “É fundamental observar os resultados práticos que foram obtidos com a aplicação de técnicas, ferramentas e conteúdo ao longo do Programa que puderam desenvolver nos participantes o aumento da capacidade de competências em inovação”, comenta o especialista.
Os participantes tiveram seus perfis mapeados por meio da plataforma gamificada Mobi, da parceira Arbache Innovations, e separados em Agentes de Ideação e Agentes de Transformação. Ao longo do programa, cada perfil de Agente participou de disciplinas específicas que apresentaram ferramentas práticas para estimular a inovação no ecossistema cooperativista. Agora, os agentes estão implementando as ações, programas e projetos de inovação com base no conhecimento sólido levado pelo programa
Apenas nesta edição do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, foram identificadas mais de 500 oportunidades no mapeamento de desafios; mais de 100 ferramentas de estímulo à inovação foram ensinadas nas disciplinas para compor a Innovation Tool Box, caixa de ferramentas do Programa; mais de 700 startups foram mapeadas como potenciais para enriquecer o ecossistema de inovação das cooperativas; e 115 pitches de impacto foram gravados com as oportunidades de inovação escolhidas para serem trabalhadas.
Confira a lista de cooperativas participantes:
Castrolanda – Castro
Cocamar – Maringá
Cocari – Mandaguari
Cooperante – Campo do Tenente
Coopertradição – Pato Branco
Copacol – Cafelância
Cotriguaçu – Cascavel
Frimesa – Medianeira
Frisia – Carambeí
Integrada – Londrina
Lar – Medianeira
Sicoob Arenito – Umuarama
Sicoob Central Unicoob – Maringá
Sicoob Credicapital – Cascavel
Sicoob Três Fronteiras – Foz do Iguaçu
Sistema Ocepar – Curitiba
Unicampo – Maringá
Unimed Cascavel – Cascavel
Unimed Costa Oeste – Toledo
Unimed Curitiba – Curitiba
Unimed Londrina – Londrina
Unimed Noroeste do Paraná – Umuarama
Unimed Oeste do Paraná – Medianeira
Unimed Pato Branco – Pato Branco
Unimed Regional Maringá – Maringá
Uniprime Pioneira do Paraná – Toledo
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do ISAE ou acesse www.inova.isaebrasil.com.br.