Programa de Gratuidade desenvolve jovens e adultos para o mundo do trabalho

7 Min de leitura
African teen girl student wear headphones distance learning watching video webinar at home office conference calling online on laptop looking at computer screen. College school elearning concept.

Iniciativa do Sistema Fiep oferta ações que vão da Educação de Jovens e Adultos à Inclusão de Jovens Negras e Negros

Com objetivo de democratizar o acesso à educação, o Sistema Fiep lança o Programa de Gratuidade, com ações voltadas à educação básica e profissional, inserção e recolocação profissional. “Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 4: Educação de Qualidade, o programa engloba quatro grandes eixos para o desenvolvimento de jovens e adultos”, explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep. “O propósito é capacitá-los e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho.”

Os eixos são: Educação 4.0, Vem que Vai, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programas Sociais. Em Educação 4.0 o Sesi no Paraná oferta para alunos de escolas públicas ou de organizações da sociedade civil, por meio de parcerias, reforço escolar nos 4º e 5º anos, estimulando a cultura maker, expressão e comunicação e inteligência emocional, além de encontros semanais no contraturno para adolescentes de 14 a 16 anos. Estas reuniões, denominadas de Iniciação Profissional, objetivam desenvolver as competências socioemocionais, informática e demais competências requisitadas no mercado.

No eixo Vem que Vai a atuação é do Senai. São cursos de Aprendizagem – que atendem jovens de 14 a 24 anos que já trabalham em indústrias e fazem formação técnico-profissional para Jovem Aprendiz e estão preparados para o primeiro emprego ou reinserção profissional – e de Qualificação Profissional – iniciativa que, em dois grandes módulos, trabalha a formação cidadã desenvolvendo soft skills e a formação de acordo com a oferta de cursos profissionalizantes disponíveis nas unidades Senai no Paraná.

Já com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), colaboradores de indústrias paranaenses e seus dependentes podem concluir o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio em qualquer unidade do Sesi no Paraná. Há ainda os programas do eixo Programas Sociais, que visam assegurar direitos fundamentais, a diversidade e igualdade de acesso à educação e ao trabalho digno, fomentando competências essenciais para aprendizes de 15 a 21 anos.

Nesse eixo, está o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho, que está aberto para parcerias com empresas paranaenses. A finalidade é garantir empoderamento, profissionalização, inserção e ascensão laboral. Já o Programa ViraVida é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social e promove ações para o crescimento econômico inclusivo e sustentável, combatendo a exploração e o trabalho infantil. O programa também está aberto para parcerias, com empresas das cidades de Curitiba e RMC, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

Para o Programa ViraVida, há processo seletivo. As inscrições devem ser feitas nos CRAS e CREAS mais próximos da residência até 26 de novembro. O resultado sai em 09 de fevereiro de 2022 e as matrículas ocorrem de 17 a 25 de fevereiro. Os participantes do programa recebem vale-transporte e lanche nos dias dos encontros presenciais, camiseta, material didático, acesso à Plataforma Virtual de Aprendizagem, chip de internet, certificação e possibilidade de encaminhamento ao mercado de trabalho como Aprendiz. Além disso, passam pelo Protocolo de Biossegurança do Sistema Fiep.

“Iniciativas como o Programa ViraVida e Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mundo do Trabalho reforçam o nosso papel social do Sesi e do Senai para o desenvolvimento da indústria paranaense, por meio da qualificação profissional, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento para todos e todas em nosso estado”, afirma Maria Cristhina. “Além de reforçar o engajamento das instituições com o ODS 4, que é sobre educação inclusiva e equitativa de qualidade”, finaliza.

Todas as informações sobre o Programa de Gratuidade do Sistema Fiep estão em sistemafiep.org.br/gratuidade.

 

Inscrições abertas para o curso gratuito “Você quer ser tudo o sempre sonhou?”

Desenvolvido pelo Sesi Paraná, o curso gratuito “Você quer ser tudo o sempre sonhou?” oferece ao participante uma metodologia de fortalecimento do protagonismo e desenvolvimento de competências socioemocionais, com objetivo de despertar reflexões sobre educação financeira, planejamento pessoal, liderança, protagonismo e empreendedorismo.

Com carga horário de 40 horas e emissão de certificado, o curso é realizado na modalidade EaD, 100% online e gratuito.

A programação comtempla seis módulos, com os temas: Quem planeja sempre alcança; Consumo consciente é um hábito saudável; Soft skills: Habilidades do futuro; Quem empreende, sempre inova; Dificuldades fazem parte da jornada; e Seja sua melhor versão.

As inscrições podem ser realizadas em: hhttps://bit.ly/tudoquesonhou. As aulas iniciam no dia 30 de novembro e contam com duas palestras inéditas sobre Empreendedorismo e Educação Financeira, com o ator, apresentador e empresário, Caio Carneiro, no dia 30/11, e a especialista em investimentos, Ana Laura Magalhães, no dia 01/12.

 

Os ODS e o Sistema Fiep

Os ODS são parte de uma agenda proposta pelas Nações Unidas e pactuada por 193 países, inclusive o Brasil. O compromisso é de alcançar metas arrojadas em cinco áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Isso, até 2030. Desde 2003, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável das indústrias paranaenses, o Sistema Fiep promove ações, projetos e programas que incentivam o engajamento do setor e da sociedade nas temáticas sociais, ambientais e econômicas.

 

Compartilhe o artigo